Postado em: Blog Desafio 1001 filmes

1001 Filmes – #2: O Grande Roubo do Trem

The Great Train Robbery - Resampled Edition (1903) - Thomas Edison
Se Viagem à Lua foi a primeira ficção-científica, O Grande Roubo do Trem foi o primeiro faroeste. Ou pelo menos é no que muitos acreditam. Existem discussões sobre o assunto, mas nada é certo. O Grande Roubo do Trem foi o maior sucesso de cinema antes dos longas surgirem. E o foi por um bom motivo.

Considerando as narrativas cinematográficas do período, O Grande Roubo do Trem é um filme extremamente elaborado. Acompanha um grupo de assaltantes realizando um roubo de um trem. É tudo muito simples para os padrões atuais, mas na época era uma estrutura nova com bastante ação.
Dependendo da cópia, o filme começava ou terminava com uma tomada que não faz parte da trama. Um dos assaltantes descarrega a arma em direção à câmera. Talvez uma das primeiras quebras da quarta parede da história.
Uma coisa legal de O Grande Roubo do Trem é que ele se permite alguns ângulos mais inventivos. Thomas Edison não se preocupava em fazer filmes bons. Seu esforço maior era para criar lucro. Por isso mesmo que os filmes dirigidos por ele eram bem teatrais. Mas aqui, o diretor Edwin S. Porter explora profundidade e consegue até criar uma construção de enquadramentos inteligente para sua narrativa.
Tudo sob a tutela do próprio Edison, uma vez que o filme é de sua produtora.
É curtinho, apenas 12 minutos. Assiste aí. O próximo é que começa a ficar complicado.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=8oTdPklBE0Y]
GERÔNIMOOOOOOOO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *