A Sorridente Madame Beudet ganhou muito destaque na história do cinema por ter sido um dos primeiros filmes feministas. A ideia por trás da obra é explicitar a opressão feminina na sociedade paternalista da época. O filme é tão famoso por isso que foi exibido no primeiro festival de cinema feminista quase cinco décadas depois.
A senhora Beudet vive na monotonia de um casamento burguês. Para escapar da solidão, cria diversas fantasias nas quais realiza seus sonhos. Somente nesses momentos de devaneio é que ela consegue sorrir. Porém, após tanto tempo de casamento, a figura do marido começa a se intrometer em suas fantasias. Começa então, seus atos de desespero.
Em termos técnicos, A Sorridente Madame Beudet surpreende. O diretor Germaine Dulac usa de sobreposição de imagens para que as fantasias da mulher invadam a realidade. É algo extremamente complexo para o período e justamente por isso impressiona tanto.
O filme é curtinho, contando com apenas 38 minutos, e se vale de muito suspense que prende a atenção. Para quem quiser assistir, clique no play abaixo. [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1VA8NBhipvs]
FANTASTIC…