Cenas que amamos

ouatitwdvd5_original

Vou começar essa coluna com uma cena de meu filme favorito. Era Uma Vez no Oeste. É a cena do duelo final, então estejam preparados para spoilers. Recomendo fortemente assistir ao filme. Tem lá na Netflix em HD com qualidade de som altíssima.

Todo western deveria ser sobre um duelo final. O Sergio Leone parecia saber disso. Os finais de Era Uma Vez no Oeste e de Três Homens em Conflito são prova absoluta. São dois épicos de três horas de duração com construção de personagens e de seus conflitos.

No caso de Era Uma Vez no Oeste, o suspense vai crescendo porque queremos saber porque diabos o Gaita, personagem do Charles Bronson, quer tanto matar o Frank, Henry Fonda. Ele se esforça tanto para poder duelar com ele que chega a salvá-lo de outras pessoas.

No fundo, uma trama com discussões sobre avanços tecnológicos e o mal da modernidade. Na dualidade dos protagonistas, discussão sobre moral e o que faz um homem ser correto.

De repente, depois de duas horas e tantas, Gaita e Frank se encontram frente a frente. Como é regra do Leone, planos longuíssimos dos personagens se analisando e a incrível música do Ennio Morricone elevando o suspense. Os planos detalhes nos rostos dos atores mostram suas faces marcadas parecidas com o terreno do deserto em que vivem. Os olhos ganham destaque.

De repente, o flashback.

Entendemos as razões de Gaita em uma cena tão bem construída quanto o duelo que ela explica. As falas? Não precisa, as imagens dizem tudo. A fotografia na revelação do Frank é um primor.

Voltamos para o duelo e tiros são disparados. Um homem cai. Frank pede para saber o porquê do duelo e Gaita lhe responde de uma forma espetacular. Os olhos de Frank se enchem de compreensão.

OUATITW06

A busca do filme acaba.

Amo.

GERÔNIMOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas, Dica e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s