Mundo da Mari – Esqueceram de Mim

Macaulay-Culkin-Scream-Munch

Já fazia algum tempo que eu vinha querendo rever esse filme. Fez parte da minha infância e tenho um carinho enorme por ele. Remete a uma época da minha vida em que as coisas eram mais simples. Ele está na estante dos favoritos. Sempre fico pensando que assistia mais filmes do que desenhos. Busco em minha memoria referências do que eu assistia e, na grande maioria das vezes, a sétima arte está presente. Dezenas de filmes vem à minha cabeça, alguns inclusive não eram propriamente para a minha idade.

Esqueceram de Mim estreou em 1990 quando eu tinha exatamente a idade da Mari, porém não o assisti naquele ano. Fui vê-lo apenas quando começou a ser exibido na TV aberta, uns dois anos após o seu lançamento, creio eu.

Desta vez a Mari assistiu comigo. Achei que ela ficaria dispersa, porém me surpreendi. Deitada ao meu lado com sua inquietude habitual, tecendo comentários. Assistir qualquer coisa com ela é muito divertido, ainda mais para mim que adoro comentar tudo enquanto assisto. Acostumada a assistir animações normalmente, ela reagiu bem a esse filme. Foi emocionante para mim partilhar elementos da minha infância com a minha pequena.

Kevin McCallister é um garoto de oito anos bem chatinho. Acaba fazendo com que todos fiquem chateados com ele por causa de sua irritante atitude de reclamar o tempo todo. Seus pais esqueceram-lhe em casa e foram viajar.

Para Paris! Do outro lado do Atlântico!

Por mais que existam pais “avoados”, acho que isso seria bem difícil de acontecer. Ao garotinho se dar conta de que está sozinho, faz tudo que lhe impediam. Come besteiras, assiste programas impróprios à sua idade, mexe nas coisas de seu irmão mais velho.

Mas o filme não é somente sobre um menino mal criado e suas travessuras. Em uma passagem muito bonita, o filme nos passa uma lição valiosa. Não julgar as pessoas pela aparência. Isso fica bem exemplificado quando seu vizinho demonstra ser uma boa pessoa, totalmente ao contrário do que ele havia imaginado, depois da história fantasiosa de seu irmão de que ele seria um assassino da pá de neve.

Home-Alone-1990

Kevin e o vizinho que se revela uma boa pessoa.

Kevin era uma espécie de muso para mim pois eu via o filme e queria ser igual a ele. Ele até se diverte um pouco. Mas isso não dura muito. Sente falta da sua família, ainda mais quando surgem dois ladrões querendo saquear a casa. O clímax do filme é com esses ladrões se dando mal, com as engenhocas e armadilhas preparadas pelo menino na casa.

Joe Pesci e Daniel Stern. Ladrões atrapalhados.

Joe Pesci e Daniel Stern. Ladrões atrapalhados.

Apesar de ser improvável, é uma história que deu muito certo e nos diverte até hoje quando a TV aberta resolve desenterrar essas pérolas. Ou quando você assina a Netflix. Recebeu duas indicações ao Oscar nas categorias Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original para “Somewhere in my Memory” do John Williams. Foi indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme – Comédia/Musical e Melhor Atuação Masculina para Cinema – Comédia/Musical (Macauley Culkin).

A indústria cinematográfica às vezes me assusta e decepciona. Esqueceram de Mim (Home Alone) teve algumas continuações, chegou até o cinco. O segundo, lhes garanto, é muito bom. Mas os que vem após são infinitamente inferiores. Passam a ser apenas meras cópias ou tentativas de copiar algo que funcionou uma vez. Duas nesse caso. Não sei se foi a ausência do Macauley Culkin ou do diretor Chris Columbus. Mas é um assunto para outro post.

Posso dizer com segurança que a Mari gostou. Ontem assistimos ao filme novamente e voltamos a rir e comentar como se fosse a primeira vez. Sensacional! Recomendado para toda a família. Ainda mais nesse clima de natal, no qual a história se passa. Um filme bem humorado e divertido. Nunca me canso de rever e comentar sobre com os amigos.

 

Beeeijo  grande!

Sobre Aysla de Oliveira

De essência ímpar, feminista, amiga, justiceira em tempo integral e mamãe da Mari.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Mundo da Mari – Esqueceram de Mim

  1. Jonas Godoy disse:

    Realmente esse filme passa fácil na regra dos 15 anos. Meu sobrinho de 8 anos gostou muito desse filme apesar de odiar filmes,como ele diz: “VELHOS OU DOS ANOS 30” rsrs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s