Cenas que amamos – Era uma Vez no Oeste (dois de sobra)

west1

Ué, já tem um Cena que Amamos sobre Era uma Vez no Oeste. Realmente, mas esse é só o meu filme favorito. E o que esse filme mais tem são cenas que amo. Antes falei do duelo final, agora vou mostrar o tiroteio inicial.

Sergio Leone tem quatro personagens principais em seu épico de vingança. E não se importa em dar cenas enormes de apresentação para cada um. Tanto o é que a última introdução de personagem se dá com quase uma hora de filme. A primeira é a do principal, um pistoleiro sem nome conhecido apenas como Gaita.

O filme abre com três cowboys perigosos dominando uma estação de trem. Cada pequeno frame poderia ser capturado e emoldurado. Leone não fazia filmes, mas pinturas em movimento. Em seguida passam-se uns quatorze minutos de silêncio. Os créditos são mostrados lentamente, enquanto vemos os três homens esperando por algo. Cada um fazendo algo que denota seu perigo e habilidade.

Após todo esse tempo surge um trem. Junto com ele, a cena que amamos. Charles Bronson percebe algumas coisas assim que aparece. Primeiro, o inimigo que procura enfrentar não está ali. Segundo, os capangas não trouxeram um cavalo a mais, o que deixa claro que não possuem interesse em deixá-lo vivo. Então ele reage.

A resposta dele ao humor dos cowboys é uma ameaça iminente. Mais do que uma frase de efeito, “vocês trouxeram dois de sobra” é importante para a narrativa. É o diferencial de ter realizadores que sabem contar uma história.

Ainda temos uma genial brincadeira de Leone com o eixo da câmera para dar um suspense a mais quando os tiros começam.

Apenas veja a cena.

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas, Dica e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s