Mundo da Mari – A Princesa e o Sapo

princess_and_the_frog10

Parece que esse mês é dos musicais aqui no Velha Onda. Filme do mês é um musical, o versus da semana sobre esse tema também. Falarei de mais um musical que me agradou, mas esse é de alguns anos, mais precisamente o ano em que a Mari nasceu. Mas o assisti só agora na companhia dela, nem preciso dizer que já vimos dezenas de vezes né.

Musicais, coitados, sofrem tanto preconceito. Algumas pessoas só de ouvirem essa palavra já torcem o nariz. Mas quanta bobagem. Não dá para julgar o filme antes de assistir. Admito que já fiz isso justamente com esse filme na época do seu lançamento.

A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog) foi lançado em 2009 e é uma animação musical bem divertida baseada no conto do Príncipe Sapo. Tem como personagem principal Tiana, uma bela moça negra, que sonha em ser a proprietária de um restaurante no arredores de Nova Orleans, berço do jazz. Para isso ela trabalha de sol a sol, tentando juntar seus salários para poder realizar seu sonho. Tiana foi criada com Charlote, uma moça rica, que deseja mais do que tudo se casar. Ela vê uma grande oportunidade quando chega na cidade o príncipe Naveen, que viaja para lá a fim de conhecer onde nasceu o jazz.

O príncipe é um verdadeiro fanfarrão e não quer nada com nada além de gastar o dinheiro de sua família. Quando ele vai para Nova Orleans, seus pais cortam suas regalias. Assim, ele também está atrás de uma moça rica para se casar e ser sustentado. Na cidade há um bruxo chamado Dr. Facilier que tira proveito dessa situação. Com a ajuda do criado do príncipe, ele joga um feitiço no rapaz, transformando ele em sapo. E apenas um beijo de uma princesa poderá retirar a maldição. Ao saber da moça rica o Naveen Sapo vai atrás de Charlote e encontra Tiana vestida como uma legítima princesa. Acreditando ser uma, ele pede um beijo, que ela dá depois de muito custo. Mas algo sai errado, Tiana se transforma em uma linda sapinha.

Facilier em seu número musical.

Facilier em seu número musical.

Não poderia ser o pior momento para acontecer isso com ela, pois ela tem um prazo para conseguir enfim realizar o sonho. Naveen e Tiana se juntam para desfazer esse feitiço e conseguir dinheiro para o restaurante. Pelo caminho conhecem amigos valiosos e criaturas sensacionais. Louis, um crocodilo enorme que gosta de tocar jazz e o caricato Ray, um vagalume apaixonado por sua Evangelliny. Os quatro precisam achar Mama Odie, uma fada madrinha às avessas. Só ela poderá orientá-los na quebra do feitiço.

O filme tem aquela receita da Disney de sempre. Príncipe, princesa, feitiço, criatura mítica, um personagem engraçado para prender a atenção das crianças e o tal beijo que resolve tudo. Previsível sim, mas de uma forma simples, divertida e musical. As canções não são forçadas nem cansativas. Os personagens são bastante apreciados por crianças e adultos. Louis e Ray, nos proporcionam muitas risadas, Mari ficou encantada com a história de Evangelliny. Ainda mais quando Ray se junta a ela, apesar de ser uma passagem triste, ela é explicada de forma bem lúdica e bonita.

Nada impressionante a personagem principal ser negra. Finalmente foi feito e deve ser tratado com muita naturalidade. Sem dar muita importância para ser passado às crianças que todos são iguais. A história de Tiana em si já é uma grande lição. Da origem pobre, ela tenta com seu trabalho e esforço próprios conquistar seu sonho. Sem se aproveitar de oportunidades suspeitas.

Tiana e sua origem humilde.

Tiana e sua origem humilde.

Mari adorou, como disse no início, assistimos diversas vezes. Sei contar o filme todo se desejarem. Recomendo o filme. Divertido, leve, engraçado, e cheio de aprendizado.

 

Grande Beeeijo!

Sobre Aysla de Oliveira

De essência ímpar, feminista, amiga, justiceira em tempo integral e mamãe da Mari.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s