Não entendi, e agora?

DavidTennantFace

Você já foi alguma vez assistir a um filme pelo qual esperava a muito tempo? Um daqueles filmes que ganham destaque em festivais ao redor do mundo, que recebe críticas positivas a torto e a direito e todo o material de divulgação os fizeram parecer a coisa mais legal do mundo. Então chega na sessão animadíssimo, o filme acaba e você se pega com um problema terrível. Admitir que não gostou. Talvez até mesmo que não entendeu.

O que isso quer dizer? Que você é um ignorante? Que talvez você não entende tanto de cinema quanto acreditava? Ou será que não quer dizer muita coisa?

Ninguém é capaz de assistir a um filme e notar todos os seus detalhes e muitas vezes a mensagem de uma produção simplesmente não toca todo mundo. O que isso quer dizer? Que eventualmente, todo mundo vai ficar sem entender um filme, uma música, um livro, um jogo e por aí vai.

Apesar do que muitos críticos dizem, eles não conseguem entender 100% de todos os filmes que assistem. Posso dizer isso com certeza porque todos os críticos são humanos. E como todo ser humano, os críticos tem embasamentos em coisas de suas vidas. Então nem todo bom filme vai se comunicar diretamente com eles.

Eu mesmo não entendi diversos filmes que assisti. Alguns deles quando era apenas adolescente. Para cada um que não compreendia, caía profundamente na tristeza pensando que nunca entenderia de cinema o suficiente para poder discutir com as pessoas à minha volta. Demorei o bastante para descobrir que ninguém está isento disso.

Alguns críticos dirão que os filmes que não entendem são ruins e ponto. Outros dirão que entendem tudo. E não é verdade, meus críticos favoritos já ficaram sem entender alguns filmes e sempre disseram que os filmes são ruins.

O que não quer dizer que se uma pessoa não gostou de um filme, então ela não o entendeu. É possível entender um filme e não gostar do que a obra é, de sua proposta ou até mesmo de sua mensagem.

Então, se você não entendeu um filme, não precisa ficar triste. Se o seu interesse é poder discutir sobre cinema em níveis mais “acadêmicos”, estude. Se não entendeu uma produção, leia críticas e materiais relacionados. Não entendeu mesmo assim? Procure alguém que entendeu e pergunte. Se a pessoa te tratar com falta de respeito, o problema não está em você, mas nela.

Sempre vale a pena aprender um pouco mais, não é mesmo?

 

ALLONS-YYYYYYYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Dica, Discussão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Não entendi, e agora?

  1. Belo texto. Já houveram alguns filmes que eu gostei, mesmo sem entender muito bem, inclusive.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s