Estamos de Olho – Trash

20620816

As três pessoas da foto acima merecem algum conhecimento logo no começo deste texto. Da esquerda para a direita temos o diretor Stephen Daldry, dos filmes O Leitor e Billy Elliot, Rooney Mara, a Lisbeth Salander americana, e o Martin Sheen, de Apocalipse Now. O mais interessante para nós é o local ao redor do trio. Trata-se do Rio de Janeiro.

Por que o Rio é tão interessante? Porque ao invés de termos um francês megalômano recriando o Hulk ou qualquer outra baboseira do tipo, o diretor é aquele cara da foto. Além do que, os dois atores da imagem são dois dos poucos estrangeiros diante das câmeras do filme.

Daldry resolveu dirigir a adaptação do livro Trash, do autor Andy Mulligan. A história do material original acompanha três meninos pobres que vivem em um lixão e encontram uma carteira com pistas para um tesouro. Mas alguns policiais também querem o tesouro e vão se intrometer na busca das crianças.

O negócio é que o lixão do livro não se trata de um lixão do Rio de Janeiro. A trama se inspirou em contextos de países como a China e a Índia. Quando o roteirista Richard Curtis adaptou a história para um filme, manteve o anonimato da cidade. Foi Daldry quem decidiu vir para o Brasil por conta da nossa tradição de usar atores desconhecidos.

O diretor mudou-se para o Rio com o produtor Kris Thykier para a realização. Mas antes de simplesmente chegarem e filmar de qualquer jeito, chamaram o roteirista brasileiro Felipe Braga para ajudar. Braga tem auxiliado na localização da história, dando dicas de como identificar a trama geograficamente, além de ajudar na tradução para a língua portuguesa.

20620818

Rooney Mara com os três atores principais.

Os três meninos serão brasileiros, assim como os policiais vilões, que serão liderados pelo Selton Mello. Ou seja, será um filme todo falado em português. Tanto Mara quanto Sheen tiveram aulas da nossa língua assim como recebem treinamento para conseguir soltar os diálogos sem erros.

Como isso vai funcionar em termos de distribuição internacional eu não sei. Mas desde já, estamos de olho.

 

GERÔNIMOOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Adaptações, Atores, Dica, Diretores, Novidades e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s