1001 Filmes – A Sorridente Madame Beudet

01

A Sorridente Madame Beudet ganhou muito destaque na história do cinema por ter sido um dos primeiros filmes feministas. A ideia por trás da obra é explicitar a opressão feminina na sociedade paternalista da época. O filme é tão famoso por isso que foi exibido no primeiro festival de cinema feminista quase cinco décadas depois.

A senhora Beudet vive na monotonia de um casamento burguês. Para escapar da solidão, cria diversas fantasias nas quais realiza seus sonhos. Somente nesses momentos de devaneio é que ela consegue sorrir. Porém, após tanto tempo de casamento, a figura do marido começa a se intrometer em suas fantasias. Começa então, seus atos de desespero.

Em termos técnicos, A Sorridente Madame Beudet surpreende. O diretor Germaine Dulac usa de sobreposição de imagens para que as fantasias da mulher invadam a realidade. É algo extremamente complexo para o período e justamente por isso impressiona tanto.

O filme é curtinho, contando com apenas 38 minutos, e se vale de muito suspense que prende a atenção. Para quem quiser assistir, clique no play abaixo.

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s