Cenas que amamos – O Grande Lebowski (Gutterball)

Big Lebowski

Pesquise por listas de filmes cults. Existem alguns filmes obrigatórios em todas. Dentre eles estão Rocky Horror Picture Show, Donnie Darko, A Morte do Demônio, Blade Runner e este, O Grande Lebowski. Não é à toa, o protagonista é um drogado ocioso cuja busca envolve recuperar seu tapete. Se era apenas um filme pequeno, foi rapidamente adorado por suas qualidades e excentricidades.

A trama se passa durante a Guerra do Golfo e parece querer evidenciar o que sobrou da cultura hippie. Antes eles eram a contracultura – na guerra do Vietnã, para ser mais específico – agora eles não passavam de desajustados dentro do país. Inclusive, com parte dos veteranos do Vietnã fazendo parte deles. O filme faz disso tudo uma grande piada.

Lebowski, o personagem principal, é desempregado e passa seu tempo usando drogas e participando de campeonatos de boliche com seus amigos. Um belo dia recebe a visita de cobradores de uma dívida de uma suposta esposa que ele não tem. Seu tapete favorito é agredido durante o evento e daí a trama vai se desenvolver numa grande sátira ao momento que os Estados Unidos viviam.

Lá pelas tantas, o filme mostra os devaneios do protagonista refletindo as questões recentes de sua vida com o que ele mais adora, boliche. Então surgem pinos e bolas representando imagens sexuais, a Julianne Moore como uma musa e um Saddam Hussein atendente. Tudo ao som de I Just Dropped In (To See In What Condition My Condition Was In).

A combinação resulta em uma cena que demonstra claramente porque este filme se tornou cult.

A cena.

GERÔNIMOOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Cenas que amamos – O Grande Lebowski (Gutterball)

  1. Anônimo disse:

    the Dude abides!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s