Edição limitada do blu-ray de Círculo de Fogo

pacific-rim-collectors-edition-blu-ray-cover-62

Depois de um atraso de quatro meses devido à interferência da receita federal, meu blu-ray de Círculo de Fogo finalmente chegou. Como em todo filme de produção extremamente complexa e muitos detalhes de narrativa, os extras compõem um material interessante.

Antes de mais nada, o filme continua ótimo. Em grande parte por conta da qualidade técnica da transposição para o blu-ray. A imagem é limpa e detalhada, o que é importante em um filme que usa de detalhes minimalistas em seu visual para dar noção de escala. O som está ótimo e vem com opções de canais em 5.1 e 7.1, se adaptando para mais de uma versão de home theaters. Essa composição faz com que a sensação de grandiosidade da produção tenha o mesmo valor que possuía no cinema.

Os extras deixam grande parte dos materiais mais chatos de lado. Então não tem várias versões de trailers e materiais de divulgação. Mas aquelas galerias de materiais conceituais estão lá. Não me incomodo com os materiais em específico, mas me incomodo com a forma em que são apresentados. Ficar mostrando uma imagem estática em um blu-ray é apenas chato, por mais que a imagem seja interessante.

Logo no começo dos bônus existe algo chamado de diário de produção de Guillermo del Toro. É uma galeria com imagens de um caderno pessoal do diretor. Através das imagens existem links para diversos materiais. Dentre eles, alguns de vídeo. Eles tratam de conceitos da história e do visual que eram importantes para del Toro e que ajudam a dar vida para o universo do filme. Mais uma vez, não é o material em si, mas a forma como ele é apresentado entre os extras. Cria muita intervenção interativa para chegar no que realmente interessa.

A edição vem com quatro discos. Um com o filme em blu-ray 3D, outro com o filme sem o efeito tridimensional, um de extras e um com o filme em DVD. O disco com o filme em 3D tem apenas o filme. O de extras tem suas duas horas de material, o que é muito pouco em um disco exclusivo para material de produção. Para quem procura mais, o blu-ray com o filme sem o efeito estereoscópico vem com mais uma hora de extras e o comentário em áudio do mexicano. Infelizmente, essa faixa de áudio não tem legendas em português.

Somando tudo, tem de três a cinco horas de informações especiais. Todas elas demonstrando claramente o cuidado e o carinho com o qual del Toro construiu sua obra mais recente. Em um deles, o diretor abre falando sobre a importância de ele estar envolvido em todas as animações em computação gráfica. Ele se compara com outros diretores de grandes produções hollywoodianas que mandam o roteiro e as referências para a equipe de efeito especial e vão cuidar de suas vidas. Enquanto del Toro está constantemente dirigindo a forma como os animadores devem dar vida aos robôs e aos monstros de olho nos menores movimentos das animações.

O resto dos materiais mostram o nível de detalhamento com o qual o diretor construiu cada pequeno detalhe, seja em direção de arte, de fotografia, de roteiro, até de momentos da montagem. Parece exagero em um filme feito para vermos bichos gigantes saindo na porrada, mas enriquece a experiência de rever a produção e demonstra que Guillermo del Toro faz o que todo diretor de cinema deveria fazer. Preocupar-se com que cada coisa do filme tenha uma função para a obra como um todo.

Apesar de alguns problemas na distribuição do material, o filme tem bastante conteúdo que aumenta o prazer de rever o filme. Além da belíssima embalagem que vai deixar a prateleira de qualquer colecionador mais bonita. Compra recomendada.

 

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Home Video e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s