Antes do Amanhecer e inspiração para a arte

url

Alguns anos atrás, um casal de jovens se conheceu por acaso. Os dois estavam temporariamente no mesmo local, apesar de ambos viverem distantes um do outro. Do período da meia noite até as seis da manhã, eles ficaram conversando e flertando. Havia uma conexão entre eles. Depois daquela noite eles se separaram e o homem resolveu fazer uma obra de arte. Um dos objetivos era reencontrá-la durante a divulgação.

Seus nomes não eram Jesse e Celine. Os dois personagens que são tão famosos foram criados na obra feita para reencontrar a garota. Os nomes reais são Amy Lehrhaupt e Richard Linklater, diretor da trilogia Antes do Amanhecer. Os dois se encontraram em uma cidade dos Estados Unidos e, ao contrário dos personagens do filme, trocaram telefone para manter contato.

O problema é que, com a distância, a relação era extremamente difícil e eventualmente uma outra garota entrou na vida de Linklater. Os dois acabaram perdendo contato, mas o novo relacionamento do diretor não durou muito tempo. Tentando reencontrar Lehrhaupt, ele dirigiu Antes do Amanhecer.

Os atores e a equipe sabiam da história do realizador e por isso mesmo se envolveram com mais vontade na produção. Queriam ajudá-lo a retomar contato com Lehrhaupt. Quando o filme foi lançado, fizeram as turnês de divulgação mas a mulher nunca apareceu. Uma amiga de Amy, que conhecia a história dos dois, assistiu ao filme e escreveu uma carta para Linklater.

Nela, contou para ele que Lehrhaupt havia sofrido um acidente de moto dia 9 de maio de 1994. Poucos meses antes do início das filmagens do filme, ainda antes de completar seus 25 anos, Amy morreu e nunca chegou a assistir, ou sequer saber que existia, o filme inspirado nela.

A notícia deixou tanto Linklater quanto seus colegas arrasados. Ethan Hawke disse ter ficado muito triste quando ficou sabendo, mas sempre lembrou seu amigo que, se não fosse aquele encontro, nunca teriam conhecido pessoas com quem trabalharam nos filmes nem teriam realizado aquelas obras.

Durante 18 anos, através dos quais realizaram duas continuações para o filme, Linklater pouco falava sobre o caso. Nenhum dos fãs da trilogia sabiam da existência de Amy Lehrhaupt até Antes da Meia Noite. No final dos créditos do terceiro filme aparecem títulos dedicando a produção para ela. Foi só depois desse filme que Linklater conseguiu se sentir à vontade para falar do caso publicamente.

Linklater com os atores na divulgação do último filme.

Linklater com os atores na divulgação do último filme.

Ele reflete sobre como os encontros entre as vidas das pessoas podem ser significativos. Dá pra ver que aquela noite foi muito importante para Linklater e levantou muitos sentimentos profundos nele. A história pode não ter tido o final mais feliz possível, mas Linklater conseguiu transformar todos aqueles sentimentos em filme e mostrou um dos valores da arte.

 

GERÔNIMOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Diretores e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s