Preparação para o filme do Homem-Aranha

amazing_spider-man.0_cinema_720.0

Todo filme novo do Homem-Aranha é um evento, mesmo os filmes ruins como Homem-Aranha 3 e O Espetacular Homem-Aranha são seguidos de muita expectativa e materiais produzidos ao seu redor. O novo chega dia primeiro e já vem cheio de promessas. Antes de ir assistir à nova produção do cabeça de teia, vale a pena rever alguns materiais feitos sobre o personagem para conhecê-lo melhor.

Antes de começar, é preciso comentar no que consistem as histórias do personagem. Ele é um adolescente que ganha poderes e os usa para ajudar os outros por conta de um trauma pessoal. Para fazer isso, ele precisa sacrificar grande parte de seu tempo, o que significa perder encontros com possíveis namoradas, perder prazos no colégio e correr sempre o risco de não conseguir ajudar a tia viúva a qual ama como uma mãe.

Essa é a graça do personagem. Ele é um jovem com toda vida à sua frente, mas as responsabilidades de ser um herói o impedem de viver a vida e resolver todos os problemas. Ajuda muito o bom humor através do qual conta piadas constantemente sempre que está em perigo. Peter Parker (alterego do herói) é um cara legal, divertido, inteligente e simpático. Justamente por isso é mais fácil de se identificar com seus problemas.

Segue abaixo uma lista das melhores histórias e versões do personagem para compreendê-lo melhor.

 

The Amazing Spider-man:steve-ditko-amazing-spider-man-33

Criado pelo Stan Lee e pelo Steve Ditko, o herói precisava lidar com o bullying dos colegas de escola, com os inimigos super poderosos, com o empregador abusivo e as terríveis contas a serem pagas para sustentar tanto ele quanto a tia May. À princípio, as histórias não eram muito inspiradas, mas já na quinta edição vemos a personalidade do Peter Parker que viria a ser o padrão adorado. Stan Lee concebeu histórias inspiradas como a da capa da imagem acima. A única coisa que o Aranha precisa fazer é levar um remédio para a tia May, mas um encontro com um vilão pode atrasá-lo para salvar a vida de uma das pessoas que mais ama.

 

Homem-Aranha: A série animada:spiderman1

Em 1992, a Fox fez uma série animada dos X-men que fez um enorme sucesso. Logo em seguida, outras histórias famosas da Marvel também ganhariam a telinha. Além do Homem-Aranha em 1994, o Homem de Ferro, o Quarteto Fantástico, o Hulk e até o Surfista Prateado tiveram suas séries de TV. Todas eram aclamadas por serem fiéis ao quadrinhos e seguir diversos ciclos dos personagens através de suas HQs. A série foi muito eficiente em apresentar o personagem para a minha geração e ainda é considerada por muitos como a melhor versão do personagem. Vale a pena dar uma procurada pela série, mas já aviso de antemão, a animação envelheceu e pode incomodar pela falta de qualidade nos movimentos.

 

Homem-Aranha 1 e 2:spider_man_2

Quer assistir a um bom filme do Homem-Aranha, procure um desses dois. Sam Raimi, apaixonado pelo personagem, traduziu para a linguagem cinematográfica todas as agruras que Peter Parker sofre. Seja nas figuras paternas que viram seus inimigos, seja nas amizades que sofrem com o segredo por trás do herói ou até nos perigos pessoais aos quais expõe aqueles que ama por ser combatente do crime. De ruim apenas os dois atores principais, a falta das piadinhas e alguns exageros burlescos do diretor. Ainda assim, Homem-Aranha 2 é um dos meus filmes favoritos.

 

The Spectacular Spider-man: 467406-sm107a011

Acompanhando a publicidade gratuita ao redor do primeiro filme O Espetacular Homem-Aranha, essa série animada foi realizada e fez algo muito interessante. Foi melhor que o live-action. Reavivando o espírito do desenho da década de 1990, O Espetacular Homem-Aranha (em inglês o nome é diferente do filme) resumiu muito bem grande parte das histórias do herói criadas pelo Stan Lee. Além das namoradinhas padrão Gwen Stacy e Mary Jane, ele ainda lidava com a Betty Brant e a Liz Allan, duas namoradinhas que poucos sabem já ter flertado com o cabeça de teia. O desenho era viciante e infelizmente foi cancelado no final da segunda temporada. Para quem ficou curioso, ele está completo na Netflix.

 

Nenhuma das dicas é obrigatória, mas são altamente recomendáveis para quem quiser saber um pouco mais sobre o herói aracnídeo antes de assistir ao novo filme, que promete muito. Resta saber se a nova empreitada será boa ou se é melhor se ater a qualquer uma das versões já relatadas.

 

GERÔNIMOOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Adaptações, Bizarrices, Desabafo, Dica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s