Amante a Domicílio

fgstill

Uma coisa interessante de Amante à Domicílio é que o diretor não é o Woody Allen, como todo o mundo aparentemente tem achado. O filme é a estreia de John Turturro na direção. Mais famoso pelo seu excelente trabalho como ator, Turturro fez um filme seguindo claramente o estilo do amigo Allen. Motivo pelo qual todos acham que o filme é do veterano.

Dois amigos antigos perdem seus empregos, um era dono de uma livraria e o outro era o funcionário. O mais velho descobre uma oportunidade de trabalho como prostituto e faz um acordo com o amigo. Ele será o cafetão, conseguindo contato com mulheres de alta classe enquanto o outro fará o trabalho físico.

A trama se passa na Nova Iorque durante um outono. Todas as discussões e cenas evocam uma ambientação mais clássica e elitista, com as cores das folhagens da época refletindo na fotografia e na direção de arte.

Mesmo que Fioravante, o amigo que será o prostituto, não seja um homem rico ou crescido entre a classe alta, ele é elegante e educado o suficiente para lidar com as mulheres ricas com quem encontra. Os ambientes abertos envolvem as sempre elegantes ruas da cidade enquanto os fechados sempre tem uma obra de arte pendurada em algum lugar com trilha de jazz.

A proposta do filme não levaria muito longe apenas pela comédia em si. Depois de algum tempo trabalhando na nova profissão, Fioravante acaba tendo um encontro com uma viúva judia influente. A solidão dos dois é o catalisador para que ambos consigam um daqueles momentos únicos de vidas que se encontram e se alteram.

e9d106aa-e742-45d8-9558-bea269d8e494Fioravante e Avigal. Um pequeno encontro que molda vidas.

Seguindo o estilo de Allen, os dois não são o grande amor da vida um do outro. O interesse aqui é revelar como o encontro vai ter efeito nas pessoas. Fioravante é solitário e fala pouco, o que apenas reflete como é forte a sua solidão. A viúva, Avigal, nunca mais foi tocada desde a morte do marido e o contato quebra não apenas sua solidão, mas abre espaço para uma felicidade bastante sutil.

A comédia fica por conta do personagem que age como o cafetão. Inseguro e tagarela, o papel cai como uma luva para Allen. Ele é um judeu não ortodoxo que se preocupa mais com o dinheiro que com as regras da religião. As formas como ele olha para as mulheres como se fosse um predador não envolvem interesse sexual, mas financeiro. É como uma das clientes se refere a ele: “Você é um nojento.”

Stone e Vergara. Via de entrada e comicidade.

Stone e Vergara. Via de entrada e comicidade.

Todo o marketing ao redor do filme foca nas clientes vividas pela Sharon Stone e pela Sofía Vergara. Mas as duas são apenas a porta de entrada para a vida de prostituição e servem também como alívio cômico. Sempre que as duas ou Allen estão em cena a risada é garantida. Mas o filme funciona mesmo é na interação entre Fioravante e Avigal, apesar da seriedade, Turturro sabe o que faz na hora de mostrar interações humanas complexas.

Como na maioria dos filmes de Allen, Amante a Domicílio funciona muito melhor como texto que como construção fílmica. A graça fica por conta da sensibilidade do diretor em deixar com que ele mesmo e a atriz Vanessa Paradis, que interpreta Avigal, passem com cuidadosos trejeitos as emoções que precisam exprimir. Filme gostoso e descompromissado.

 

ALLONS-YYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s