Mundo da Mari – O Rei Leão

The-Lion-King-Wallpaper-the-lion-king-2-simbas-pride-4685023-1024-768

Quem nunca assistiu a esse filme quando era criança? Ao menos para as pessoas da minha faixa etária. Como já disse em outros posts, dentre os filmes que assisti na minha infância não havia nenhuma animação. Exatamente o porquê eu não sei. Nasci no final dos anos 80, portanto minhas influências são dessa década e dos anos 90. Muitos filmes bons, verdadeiros clássicos, foram lançados nessa época. Talvez isso explique em parte a minha falta de conhecimento em animações lançadas enquanto era criança.

O Rei Leão (The Lion King), não é baseado diretamente em nenhuma história porém, há semelhanças que podemos ver com Hamlet, de Shakespeare, o filme Bambi e com as histórias bíblicas de José e Moisés. Há ainda a semelhança com o desenho japonês “Kimba the White Lion”, produzido por Osamu Tezuka. Na época a Disney foi acusada de plágio, mas a acusação não seguiu adiante, a viúva de Tezuka declarou que estava lisonjeada da Disney ter se inspirado no desenho de seu marido, assim como ele se inspirara tantas vezes.

Simba, ainda filhote, precisou se exilar longe de seu reino após a morte de seu pai, Mufasa. Ele foi injustamente acusado. Artimanha arquitetada por seu tio Scar com o intuito de tornar-se rei no lugar do sobrinho. No exílio conhece Timão e Pumba, um suricato e um javali respectivamente. Ele cresce longe de casa e aprende com seus novos amigos a filosofia Hakuna Matata. Já adulto, ele reencontra sua amiga de infância Nala, uma bela leoa. Ela lhe conta o caos em que está o reino devido a sua ausência e aos desmandos de seu tio. Ele precisa decidir, então, se voltará ou se prefere continuar a viver sem preocupações.

the-lion-king-3d-103(www.myWallpapers.com)-1920x1080Simba, Pumba e Timão. Filosofia niilista.

A história é linda, bem desenvolvida por meio de muitas imagens impressionantes, romance, animais da floresta e suas músicas que marcaram. É uma das trilhas sonoras mais vendidas da história, com dez milhões de cópias só nos Estados Unidos. Destacando a canção “O Ciclo da Vida” que, tocada juntamente com a introdução do filme, é impressionante e magnânima. “Esta noite o amor chegou”, tema do romance entre Simba e Nala, e Hakuna Matata, parte mais divertida do filme na qual aparecem cantando o seu lema a dupla Timão e Pumba. As três foram indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original em 1995, mas a que ganhou foi “Esta noite o amor chegou”.

A morte de Mufasa leva as crianças a questionarem os pais sobre essa passagem da vida, o que me deu margem para falar um pouco mais sobre o assunto. A responsabilidade de Simba com seu reino é algo que desperta dúvidas nos pequenos. Foi o que ocorreu enquanto assistia com a Mari. Ela me perguntou o porque dele ter que voltar. Respondi da seguinte maneira. Essa é a responsabilidade dele e ele é descendente daquele reino. O que será dos animais sem a sua proteção e liderança? Remete aos nossos governantes. Em ano de eleição é bom ir introduzindo o assunto a ela e mostrar as escolhas que temos. Scar, um mal líder, abusivo e injusto, ou Simba, o líder de direito.

the-lion-king-3d-141(www.myWallpapers.com)-1920x1080Ensinamentos de responsabilidade de pai para filho.

O Rei Leão marcou época e tornou- se um clássico. Esse ano completa 20 anos de lançamento. De geração em geração ele se perpetua como uma ótima animação a ser exibida para nossos filhos. Divertido, emocionante e inspirador. Leva adultos e crianças a refletirem sobre a vida, a morte e as escolhas que muitas vezes temos que fazer.

 

Grande Beijo!

Sobre Aysla de Oliveira

De essência ímpar, feminista, amiga, justiceira em tempo integral e mamãe da Mari.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s