Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate

planes-fire-rescue02

A Disney lança a continuação do spin-off da franquia da Pixar que mais rendeu dinheiro com dois filmes. É confuso porque é tudo uma grande expansão de um universo que vende muitos brinquedos. A ironia é que se trata justamente da série com os piores filmes da Pixar. E mesmo os piores da Pixar não são ruins, tamanha é a qualidade da produção do estúdio. O mesmo não se dá com a Disney como produtora.

Depois do primeiro filme, Dusty se tornou o maior avião de corridas do mundo. Porém seu motor dá um problema e não há como repor as peças. No aguardo para o festival do milho na sua cidade natal, o aeroporto é fechado por conta de falhas na segurança contra incêndio. Para salvar o festival, Dusty vai fazer o treinamento de capacitação como avião contra incêndios.

Aviões 2 foi feito especificamente como homenagem aos bombeiros. Só pra isso. Não foi porque alguém na Disney teve uma boa ideia para uma continuação. Eles precisavam de uma sequência do filme que iria vender mais brinquedos, alguém estava empolgado pra fazer uma homenagem aos bombeiros. Outro alguém lembrou que existem aqueles aviões e helicópteros que jogam água em incêndios nas florestas e estava feito o briefing para a produção.

planes-fire-rescue04O foco agora são aviões de resgate de incêndio.

O filme tem o padrão de qualidade técnica da Disney. A computação gráfica faz com que tudo que existe ali pareça real. O fogo parece de verdade, a água parece de verdade, os metais parecem de verdade. Quando os aviões estão voando, a escala de um veículo no meio da imensidão dos céus pode ser sentida, assim como as paisagens e os ambientes abertos. Principalmente com um muito bem realizado efeito de 3D estereoscópico. Não parece uma tela de um filme, mas uma janela para um mundo de verdade.

O problema é o funcionamento da história como um todo. O primeiro ato anula toda a construção do primeiro filme. Danem-se os sonhos e esperanças de vida de Dusty, agora ele quer ser avião de resgate de incêndio porque sim. Todos os contextos são explicados com os personagens falando uns com os outros frases que serviriam também como se fossem descrições em livros. Logo na abertura, Dusty se reencontra com um amigo após uma sequência de corridas e este fala para Dusty como ele virou a maior celebridade do esporte e basicamente diz o contexto da vida do protagonista para que o filme não perca tempo nisso. Do meio da fala, há um corte para outra fala expositiva. Não há construção ou ambientação. Apenas exposição, cortes bacanas de ação, exposição e então o filme acaba.

O ritmo é inconstante porque ele é rápido como um clímax, mas durante o filme inteiro. Isso faz com que ele não se desenvolva e empolgue no final. Muito pelo contrário, quando o final chega e os eventos da história finalmente se adequam à velocidade da condução, o espectador está entediado. Para piorar, quando termina e sobem os créditos, não é preciso ser muito inteligente para perceber que não há resolução para nenhum dos conflitos iniciais de Dusty. Ou melhor, ele conseguiu os meios para resolver tudo, mas não pode escolher ser tudo. Ele pode continuar como bombeiro, pode voltar a ser corredor, pode até voltar a trabalhar na plantação de milho. Nenhum desses questionamentos é resolvido e uma sequência de aviões satisfeitos voando com uma música pop feliz indica que o filme terminou.

Lil-Dipper-and-Dusty-in-Planes-Fire-and-RescueTatá Werneck com asas. Personagem semelhante aos papéis de sempre da atriz.

A dublagem em português está primorosa. Grandes nomes da área no Brasil conseguem dar o tom adequado que foi construído em inglês. Inclusive, a global Tatá Werneck está muito bem como uma aeronave com comportamento relativamente semelhante ao da personagem de novela que deu fama para a atriz.

Aviões 2 serve ao que se propõe. Vende brinquedos e é colorido o suficiente para não entediar as crianças com suas falas rápidas e cenas mal construídas. Existem mais aviões e helicópteros para virar mais brinquedos e falta história e lógica para distrair os pais enquanto os filhos se divertem.

 

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aviões 2 – Heróis do Fogo ao Resgate

  1. Pingback: Filmes ruins de 2014 | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s