Keanu Reeves, o novo Nicolas Cage?

toystory-nic-cage-keanu-reeves

Semana passada o trailer de um troço chamado John Wick foi liberado. Não compartilhei por aqui porque não parece ser o melhor filme já realizado, mesmo que prometa ser divertido. Pouco depois de assistir ao vídeo de divulgação, porém, percebi a reação da “mídia especializada” estadunidense ao trailer e me peguei com muita curiosidade.

Nos posts em que comentam o trailer, os sites Latino Review e Screen Rant comentam sobre como ficaram empolgados. Não especificamente com o trailer, mas com o tipo de filme e a presença do Keanu Reeves como protagonista. Por quê? Porque estes sites prevêm que Reeves está com a carreira semelhante à do Nicolas Cage.

Eis minha curiosidade relacionada ao assunto. Por que Reeves está se tornando o novo Nicolas Cage e por que isso é tão interessante e empolgante? Para responder, é preciso pensar outra questão, o que é a carreira do Nicolas Cage?

Cage começou com origens humildes em filmes bastante questionáveis. Até que seu talento o levou a ganhar um Oscar por Despedida em Las Vegas. Daí ele passou a dividir sua filmografia entre filmes artísticos e filmes de ação. Con Air se tornou cult, enquanto obras como Adaptação e O Senhor das Armas rendiam elogios de crítica tanto ao material quanto ao próprio Nicolas Cage.

Dizem as más línguas, porém, que em algum ponto Cage quase foi à falência e, para conseguir se manter, começou não apenas a aceitar qualquer trabalho, mas a pedir empregos aos conhecidos. Daí veio uma série de participações em filmes como O Sacrifício, O Vidente, Perigo em Bangkok, O Aprendiz de Feiticeiro, Caça às Bruxas e por aí vai. Muitos são filmes com características negativas muito óbvias que levaram Cage à sua fama atual. Atualmente, a presença de Nicolas Cage em um filme normalmente é um atestado de falta de qualidade. Mesmo que ele ainda faça coisas boas como Joe e Vício Frenético.

Mas a fama de Cage vai além da piada sobre a baixa qualidade de seus filmes. Ele é o canastrão de filmes de ação mal realizados que valem por seus defeitos. São obras que geram renda porque os espectadores querem rir dos filmes e do próprio Nicolas Cage, que parece ter assumido essa identidade.

Como o Keanu Reeves entrou nesse nicho? Ele também teve um início de carreira humilde que se tornou promissor na década de 1990. Ganhou o sucesso com produções como Velocidade Máxima e Matrix. Mas, ao contrário de Cage, ganhou tanto dinheiro que admite publicamente que não sabe como gastar em toda a sua vida. Por isso, ganhou o poder de escolha. Tanto que recusou papéis em filmes grandes e com atores grandes para fazer produções de teatro pequenas. Assim, aparece cada vez menos nos cinemas em produções menores e mais pessoais.

Literalmente, 47 Ronin é um filme pessoal para ele, que ainda sabe fazer cenas de ação e mantém um bom porte físico. Mas seu talento, infelizmente, nunca foi reconhecido pelo fato de que até mesmo o crítico mais favorável a ele admita que ele é limitado. É a razão. Reeves é conhecido como ator limitado que tem feito filmes pessoais, porém destratados pela crítica. Por isso a própria espera dele o novo Nicolas Cage.

Para quem ficou curioso, veja o trailer de John Wick e concorde que talvez seja o passo para que Reeves realmente alcance o status de Cage.

Agora ficou a vontade de ver um filme com uma dupla de policiais interpretados pelos dois. Seria extraordinário.

 

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Bizarrices, Discussão, Novidades e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s