Hoje eu Quero o Oscar Sozinho

20142206

Hoje foi anunciada a escolha do filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho como o representante do Brasil para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro do ano que vem pela ministra da cultura Marta Suplicy. Como tantas vezes expressei por aqui, trata-se de um filme que sempre despertou expectativas nos envolvidos com o blog.

Na verdade, o anúncio não foi exatamente surpreendente. O filme nunca abriu margem para que outras obras chamassem atenção. Mesmo que este ano o cinema brasileiro tenha tido grandes representantes. Mas muita gente já contava com essa. O crítico Pablo Villaça previu esta nomeação logo após ter visto a produção pela primeira vez, na época de seu lançamento. E é preciso lembrar que o filme não só foi selecionado para mostra em Berlim, como ganhou dois prêmios no festival, melhor filme mostra Panorama e melhor filme LGBT.

Infelizmente, o filme indicado costumava ser selecionado por diretores veteranos brasileiros. Hoje em dia, o júri que decide é formado por ministros, secretários e alguns especialistas de outras áreas. Ele concorria com 17 outras produções, algumas altamente questionáveis, como Não Pare na Pista, Minhocas, e o terrível A Grande Vitória. Outras muito aclamadas, como Praia do Futuro, Entre Nós e O Menino e o Mundo, que muitos acreditam que ainda pode concorrer a melhor animação.

É fácil compreender como o filme foi selecionado. Os prêmios pesaram a favor apontando alguma chance real de chegar à disputa final numa das maiores premiações do cinema, mas pelo que a ministra disse, o filme foi escolhido por conta de sua história, que pode acontecer em qualquer lugar do mundo. O que me deixou bastante satisfeito. Alguém no nosso governo reconhece que romances gays são comuns através do planeta.

Mas não é para empolgar ainda. Tem muito caminho pela frente e o fato é que Hoje Eu Quero Voltar Sozinho pode ficar fora da disputa muito antes da premiação.

 

GERÔNIMOOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Novidades e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s