Andrew Garfield explica os problemas do Homem-Aranha

Captura de Tela 2014-09-11 às 22.19.08

Não escondo de ninguém o quanto desgostei dos filmes da retomada do Homem-Aranha nos cinemas. Grande parte da crítica internacional concordou com os problemas do segundo. E, depois de muito bafafá, ninguém menos que o próprio Andrew Garfield, um dos poucos acertos desses filmes, veio falar sobre os defeitos.

O ator deu uma entrevista ao The Daily Beast sobre diversos tópicos. Em determinado ponto, o entrevistador perguntou a opinião dele relacionada ao grande número de críticas negativas de O Espetacular Homem-Aranha 2.

Antes de comentar sobre a resposta de Garfield, porém, vale lembrar que o diretor, Marc Webb, já respondeu, durante uma entrevista, que não ficou sabendo de ninguém que não tenha gostado do primeiro filme. Isso porque este filme também não foi tão bem recebido assim.

Voltando à resposta de Garfield, ele começa falando sobre um dos defeitos criticados. O roteiro ilógico e sem conexão entre os eventos. De acordo com Garfield, “Eu li muitas das reações das pessoas e tive que parar porque pude sentir que estavam se afastando de como eu realmente me senti em relação ao roteiro.”. Basicamente, o roteiro original que ele recebeu escrito por Roberto Orci e Alex Kurtzman era genial. Todas as tramas paralelas eram interligadas, sem buracos e conduziam ao final. Porém, os executivos simplesmente viam o material filmado e o picotaram porque não queriam cenas que não achavam que divertiriam o público. Isso porque em filmes como este, a palavra final é sempre do estúdio.

Ou seja, Garfield não admite que o roteiro do filme é ruim, mas que a montagem final é péssima e o arruinou. Porém, a culpa, de acordo com ele, é dos envolvidos do estúdio. O que ele provavelmente não sabia que estava afirmando também, é que o Marc Webb não tem palavra final no próprio filme. Isso porque a Sony vendeu a ideia de que escolheu Webb não apenas por ser um grande diretor, mas porque a trama para uma quadrilogia de filmes do personagem proposta por ele era excelente. Então, quando os filmes estavam quase finalizados, tomaram o controle dele e os arruinaram. Depois, ele falou sobre como adorou trabalhar em um filme com cenas dramáticas complexas e atípicas de filmes de super-heróis. Cenas que ele diz terem sido excluídas do filme porque o estúdio não as considerou atraentes.

Basicamente, Andrew Garfield disse duas coisas. O roteiro que ele filmou e o filme que foi liberado nos cinemas são diferentes. Um tem diversas qualidades excelentes e o outro as removeu. Ou seja, nem Garfield gostou do filme final. Por isso mesmo ele termina sua resposta dizendo que gosta de críticas negativas porque elas indicam as características que devem ser melhoradas. Então apontou os principais argumentos da crítica. A saturação de filmes do Homem-Aranha em poucos anos, o excesso de elementos em uma única história, a incoerência do roteiro, o tom problemático. O caminho correto é descobrir quais dessas características são importantes para os realizadores e como alterá-las para que os próximos filmes sejam melhores não apenas para quem não gostou, mas para quem gostou também.

Queria muito ter gostado destes filmes. O Homem-Aranha é um dos meus heróis favoritos e curtir um filme dele é um grande prazer para mim. Felizmente, o segundo filme do Sam Raimi ainda está por aí para nosso proveito.

 

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Bizarrices, Desabafo, Discussão e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Andrew Garfield explica os problemas do Homem-Aranha

  1. Pingback: Filmes ruins de 2014 | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s