Marvel – As Fases

B1Dfm2GCMAAEx2K.jpg_large

A tarde de 28 de outubro de 2014, mais conhecida como ontem, foi única para os nerds. Nove filmes anunciados pela Marvel fecharam a fase 3 do estúdio nos cinemas. Quem acompanha os quadrinhos está empolgadíssimo. E quanto a quem não acompanha? Esse vai ser o primeiro texto de uma série que visa explicar toda essa bagaça para quem não acompanha HQs, mas está interessado nesses filmes.

Fase 1 – O começo

Primeiro de tudo, é melhor explicar o que são as fases da Marvel no chamado MCU (Marvel Cinematic Universe). Para criar uma base sólida desse mundo de heróis para quem não conhece os quadrinhos, Quatro filmes de origem foram feitos. Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Thor e Capitão América. Esses quatro se acumularam em Os Vingadores, que passou de um bilhão de dólares de lucro. A continuação Homem de Ferro 2 estava ali no meio e não significou nada, mas esses seis filmes foram o que ficou conhecido como fase 1. A base para o que viria.

Ao final de Os Vingadores, havia a pista de que o vilão Thanos apareceria no futuro. Ele é o grande vilão cósmico da Marvel. O problema é que todos os filmes mostrados até então, mesmo o Thor, envolviam uma lógica científica. O vilão precisava de uma expansão para outros mundos em uma Galáxia muito maior para ter seu próprio filme. Ao mesmo tempo, os intérpretes dos heróis demonstravam insatisfação com o que ganhavam. Começou um ano depois de Os Vingadores, a fase 2.

Fase 2 – A transição

Homem de Ferro 3, Thor 2 e Capitão América 2 tinham sensações diferentes dos filmes originais. Primeiro porque todos eram muito mais preenchidos por comédia. Segundo porque os três também eram muito mais sombrios, com uma leve impressão de que os protagonistas estão se transformando, quase se despedindo.

Então surgiu Guardiões da Galáxia. De longe, o melhor filme da Marvel, em minha opinião. Equilibrou o tom de comédia que estava sendo construído, realizou ação espacial lógica e tinha até um drama de personagens muito bom. Não contava com nenhum dos heróis reconhecíveis e foi muito bem aceito por todo o público, não apenas por quem gosta de quadrinhos.

Ano que vem essa fase 2 se fechará com Os Vingadores 2 e Homem Formiga. Vamos repensar o que houve até o momento. Homem de Ferro 3 termina com Tony Stark largando as armaduras pra trás. Thor 2 termina com o deus nórdico abrindo mão do reinado e escolhendo viver com seu amor na Terra. E Capitão América 2 abriu espaço para dois personagens tomarem o título do herói além de ser a queda da Shield, que uniu todo mundo no primeiro Os Vingadores.

Guardiões da Galáxia abriu espaço para o que deve ser a Guerra do Infinito, que dá nome a’Os Vingadores 3 e 4. Além de provar que o universo Marvel pode fazer sucesso e ser bom sem heróis mais famosos. Também mostrou que eles não precisam dos heróis da fase 1 para que o universo funcione.

Fase 3 – Expansão

Basicamente, a fase 2 foi uma transição das origens na fase 1 para um universo muito maior e desconhecido no futuro. Tanto o é que a fase 3 vai fechar todos os ciclos iniciados até então com a Guerra do Infinito e o confronto com Thanos. O que virá pela frente será uma Marvel diferente do que conhecemos até agora.

Tudo tem data marcada. Logo de cara o Capitão América e o Homem de Ferro devem sair de cena abrindo espaço para que o Pantera Negra seja apresentado. No mesmo ano o Doutor Estranho vai apresentar um lado místico junto com outras dimensões. Porque o espaço não é o bastante. Depois Guardiões da Galáxia 2 virá para preparar melhor o terreno para a batalha com Thanos. Em seguida, Thor e Loki devem dar adeus com o Ragnarok.

Então a batalha com o vilão deve começar com a primeira parte da tal Guerra do Infinito. No meio dela, a Capitã Marvel vai ser apresentada como uma humana com poderes vindos do espaço. Juntos dela, Os Inumanos ganharão os cinemas expandindo ainda mais o lado cósmico da Marvel. A equipe e a heroína devem se juntar aos Vingadores e aos Guardiões da Galáxia na luta contra o Thanos no segundo filme da Guerra do Infinito, que deve misturar dimensões paralelas, a Terra e os contextos espaciais.

Fase 4 em diante

O estúdio já anunciou que tem planos até 2028. Seja lá como eles são, imagino que diversos filmes ruins devem aparecer no caminho. Mas no geral a Marvel faz filmes pelo menos divertidos. Se mantiverem metade da qualidade de Guardiões da Galáxia, estarei satisfeito.

 

GERÔNIMOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em HQ, Novidades e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Marvel – As Fases

  1. Pingback: Homem-Formiga | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s