O Serviço de Entregas da Kiki

Kiki's Delivery Service

Um dos menos conhecidos tanto do estúdio Ghibli quanto do Hayao Miyazaki, O Serviço de Entregas da Kiki ficou um pouco no esquecimento em detrimento aos outros trabalhos dos realizadores. Existe um bom motivo para isso. Por mais que Kiki não seja um filme ruim, é o mais fraco de Miyazaki.

Ao completar 13 anos, Kiki parte na jornada de um ano de bruxa. Ela precisa viajar entre cidades e arrumar empregos relacionados com os talentos mágicos dela. Após algum tempo em uma nova cidade, ela cria um serviço de entregas porque percebe que a maior qualidade que possui é voar em vassoura. Ao criar uma história sobre emprego e trabalho, Miyazaki trata de disciplina e profissionalismo.

Kiki é uma menina feliz e inexperiente que busca realizar seus trabalhos com eficiência e esforço. O que não a impede de aproveitar um tempo para tomar um chá amigável entre duas entregas ou de sair com um interesse romântico quando tem um dia de folga. O importante é fazer o serviço bem feito. E quando errar, passar um pouco mais de tempo a corrigir os problemas.

kiki-1Ética profissional a toda prova. Kiki tem a ajuda do gato no trabalho.

Não há culpa em erros em um ambiente de trabalho, há erros e a vontade de corrigi-los. Se o objetivo é terminar o trabalho ou serviço com eficiência, então todos devem fazer o melhor. O que significa corrigir um problema, quer tenha sido você a pessoa quem o fez, quer não. Em certo ponto, Kiki não faz a entrega completa, então deixa um substituto (que no contexto é o gato amigo para ser cômico) enquanto se mete em perigo para fazer o trabalho adequadamente.

Mas Kiki sofre de um tanto de antipatia. Com alguma frequência, ela consegue ser bastante metida. O que provavelmente seria explicado em um roteiro normal, fica confuso nas mãos de Miyazaki. O filme é inspirado em um mangá e não é fiel, como Miyazaki sempre faz. Então, quando a história estava longa, ele criou um clímax no qual Kiki precisa enfrentar seus limites para conseguir salvar o dia. Não tem muita ligação com as coisas que ela aprendeu no decorrer da história.

1989 Majo no takkyubin - Nicky la aprendiz de bruja (foto) 03Kiki supera limites para que o filme tenha fim.

Ainda é uma bela animação, com muito domínio técnico, típico do diretor e do estúdio. Inclusive na recriação de cidades que a equipe pesquisou por achar adequadas para a história.

Apesar de bonito, fofinho, rápido e acessível, O Serviço de Entregas da Kiki é o filme mais fraco de Miyazaki. O roteiro não prende, a personagem não é carismática e a história não parece ter ido para lugar algum.

 

FANTASTIC…

 

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s