Por que o trailer de Star Wars é tão bom?

InterstellarO povo do blog ao ver o trailer.

Algumas pessoas criticaram o post sobre o trailer mais recente de Star Wars. Inclusive, disseram que não devia haver comparação com Os Vingadores. A reação do pessoal do blog foi de empolgação. Muito mais que com o primeiro trailer. Parece que o J. J. Abrams fez o filme do jeito correto. E acho que vale a pena explicar o por quê.

Nada de apontar que a X-wing e a nave imperial da abertura são reminiscentes da batalha no final de O Retorno de Jedi. Ou que existe um Stormtrooper mais perigoso que usa o uniforme cromado. Nem mesmo que o cabelo do Han Solo segue o penteado dos filmes antigos. Não, vou explicar porque, em termos fílmicos, este trailer representa o universo Star Wars tão bem.

Primeiro, veja o trailer para ter referência do que vou falar.

Logo na abertura, um deserto com algo que se move. Preste atenção em como a imagem parece levemente desfocada e escura. Agora lembre das imagens de Luke, R2-D2, C3PO e Obi-Wan Kenobi viajando por Tatooine. Outro detalhe bacana, note como a câmera balança na imagem do novo filme. O mesmo acontece o tempo inteiro na trilogia antiga.

Captura de Tela 2015-04-19 às 11.34.20C3PO perdido em Tatooine em Uma Nova Esperança.

Mais a frente, imagens revelam o capacete destruído do Darth Vader, que ele deixou para trás no final de o Retorno de Jedi. Preste atenção em como o capacete está iluminado. Agora vamos lembrar de como ele era iluminado na trilogia original.

Captura de Tela 2015-04-19 às 11.36.31Vader parcialmente nas sombras em O Retorno de Jedi.

E para fechar, um caça imperial persegue a Millenium Falcon para dentro dos restos do cruzador imperial. O ângulo dentro da engrenagem parece com algo conhecido?.

Captura de Tela 2015-04-19 às 11.39.59A Falcon dentro da Estrela da Morte em O Retorno de Jedi.

Agora relembremos momentos da trilogia nova. A fotografia é limpa, sempre focada e tudo brilha porque está novo. Um dos grandes problemas na segunda trilogia é que não parecia o mesmo universo sujo dos filmes originais. Tudo neste trailer evoca a ambientação dos filmes clássicos. Seja uma mexida na câmera fora de foco, ou como um capacete velho é iluminado.

Captura de Tela 2015-04-19 às 11.42.28Brilho e limpeza. Não parece com o Star Wars clássico.

E é por isso que ficamos tão empolgados com o trailer novo de Star Wars. Trata-se de um diretor que tem domínio sobre a linguagem de cinema. Ele sabe criar a ambientação desejada sem perder características pessoais. Dezembro parece estar muito longe.

 

FANTASTIC…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Novidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s