Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!

airplane-1980-main-review

Na década de 1980, o trio que ficou conhecido como ZAZ retomou um estilo nonsense de humor e realizou uma série de comédias que ficaram marcadas como clássicas do gênero. O primeiro da leva foi este Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!, feito em resposta a uma das péssimas continuações do filme catástrofe chamado Aeroporto.

Ted e Elaine passam pelo término do relacionamento dos dois. Ela está cansada de passar o tempo com um taxista que não busca oportunidades melhores de vida. Ele não consegue aceitar nenhum emprego como piloto comercial de aviões porque está traumatizado com a guerra, onde vários pilotos morreram e apenas ele sobreviveu na última operação da qual fez parte. Elaine é aeromoça e Ted embarca em um vôo dela para tentar reconquistá-la, mas metade da comida de bordo estava estragada e pessoas a bordo ficam incapacitadas, inclusive os comandantes. Ted precisa lidar com os traumas do passado para conseguir salvar a nave e os passageiros.

A sinopse não faz sentido? Não importa. A ideia não é fazer pensar ou ter lógica. Muito pelo contrário, o humor surge do inesperado e do absurdo. Em meio a mil trocadilhos, o filme zomba de pequenos clichês que surgiriam em diversas partes do enredo se fosse uma produção típica de Hollywood.

Ack5tk2

Pessoalmente, meu momento favorito do filme.

Daí surgem os momentos emblemáticos, como o piloto automático (um boneco inflável que pilota o avião), os espancamentos de pregadores religiosos no lobby do aeroporto ou as assustadoras piadas racistas. Algumas pitadas de humor surgem sutilmente, como a brincadeira com os nomes dos três comandantes do avião ou a zombaria com a presença do jogador de basquete Kareem Abdul-Jabbar como ator. Outros momentos são escrachados. Pequenas pérolas de cada tipo de piada dão as caras aqui e ali enquanto tantas outras são vergonhosas.

O trio ZAZ (brincadeira com os sobrenomes do diretores David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker) depois fez outros pequenos clássicos como Corra que a Polícia vem Aí e Top Gang. Todos são divertidos para quem gosta da brincadeira, mas ficam apenas nisso. Uma brincadeira para rir um pouco. O fato de que envelheceu mal e é cheio de racismo atrapalha muito.

 

GERÔNIMOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s