Marvel: Para entender melhor Homem-Formiga

Ant-Man-7

Homem-Formiga, novo grande lançamento dos cinemas é, assim como tudo o que a Marvel faz, um amontoado de referências a quadrinhos e outro filmes. Talvez, então, seja apropriado fazer uma série de explicações sobre o que é preciso saber para compreender o filme completamente.

Antes de começar, porém, é preciso deixar claro. O que se pretende explicar não são arcos do Homem-Formiga, as origens ou qualquer coisa do tipo. O filme explica uma origem bem o bastante, assim como os poderes, o vilão e tudo o mais. O que ele não explica são as relações com todos os outros 11 filmes da franquia. Isso sem contar com os seriados. Então vamos às informações.

marvel___the_avengers_shield_logo-wallpaper-1600x900

S.H.I.E.L.D. – É a sigla de Strategic Homeland (nos filmes, nos quadrinhos é Hazard) Intervention, Enforcement and Logistic Division (Divisão de Intervenção, Aplicação e Logística Estratégica da Pátria). É uma agência governamental americana ultrassecreta que luta há décadas contra forças do mal. Criada durante a Segunda Guerra Mundial pelo Howard Stark e pela agente Peggy Carter, esteve completamente infiltrada por agentes da Hydra até recentemente, quando o Capitão América desmantelou a organização e expôs todos os agentes dela. Mais tarde, o próprio Capitão ajudou Nick Fury a reformula-la para ser a base dos Vingadores depois que Tony Stark, que financiava a equipe, decidiu se afastar.

Filmes e séries para entender: Homem de Ferro, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América – O Primeiro Vingador, Os Vingadores, Capitão América – O Soldado Invernal, Vingadores – Era de Ultron, Agents of S.H.I.E.L.D. (série) e Agent Carter (série).

Por que é importante conhecer? Hank Pym, o primeiro Homem-Formiga trabalhou como espião para a S.H.I.E.L.D. e se voltou contra a agência por razões pessoais (assista ao filme).

latest

Hydra – Criada na Segunda Guerra Mundial dentro do nazismo, tinha como objetivo usar do estudo do fantástico para controlar o mundo e, através disso, manter a paz. Quando o chefe, Caveira Vermelha, foi morto, acreditava-se que a organização também foi destruída, mas ela era mantida em segredo dentro da S.H.I.E.L.D.. O Capitão América descobriu a conspiração, acabou com a S.H.I.E.L.D. e passou a caçar as forças restantes da Hydra.

Filmes e séries para entender: Capitão América – O Primeiro Vingador, Capitão América – O Soldado Invernal, Os Vingadores – Era de Ultron, Agents of S.H.I.E.L.D. e Agent Carter.

Por que é importante conhecer? Alguém sugere algo sobre os vilões durante Homem-Formiga. Falar mais é spoiler.

dgqyzzb8hfaipcdiumdp

Os Vingadores – Unidos pela S.H.I.E.L.D. para enfrentar uma invasão alienígena, o grupo formado pelo Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra se reuniu para enfrentar remanescentes da Hydra após a exposição da mesma. Na brincadeira, diversos problemas dos heróis criaram separações no grupo. A partir daí, Homem de Ferro, Hulk e Thor se afastaram. Para manter o grupo, o Capitão América reorganizou a S.H.I.E.L.D. e chamou o Falcão, o Máquina de Guerra, a Feiticeira Escarlate e o Visão para formar os novos Vingadores.

Filmes e séries para entender: Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América – O Primeiro Vingador, Os Vingadores, Homem de Ferro 3, Thor 2 – O Mundo Sombrio, Capitão América – O Soldado Invernal, Vingadores – Era de Ultron, Agents of S.H.I.E.L.D. e Agent Carter.

Por que é importante conhecer? A tal base nova do grupo dá as caras rapidamente e essa aparição é importante para o futuro dos Vingadores.

latest

Falcão – Ex-soldado, estava satisfeito em ajudar veteranos de guerra até conhecer o Capitão América. Usou um jogo de asas tecnológicas que o permitem voar para ajudar o herói a expor a Hydra dentro da S.H.I.E.L.D.. Quando o Capitão recriou a S.H.I.E.L.D. como base para os Vingadores, o Falcão passou a ser parte do grupo.

Filmes e séries para entender: Capitão América 2 – O Soldado Invernal e Os Vingadores – Era de Ultron.

Por que é importante conhecer? É importante saber quem ele é e que é parte dos Vingadores para a trama fazer sentido.

im

Homem de Ferro – Tony Stark cresceu sob a sombra do pai, Howard, e ajudou a expandir a empresa dele em um grande conglomerado de armas bélicas. Atingido por um fragmento de uma das próprias armas das empresas Stark, ele precisou criar um gerador de energia de fusão no próprio peito para impedir o estilhaço de matá-lo. Descobriu também que o gerador poderia prover energia para uma armadura que o permite voar e carregar armamento para acabar com um exército sozinho. Mudou o funcionamento da empresa e se uniu aos Vingadores.

Filmes e séries para entender: Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Os Vingadores, Homem de Ferro 3, Vingadores – Era de Ultron.

Por que é importante conhecer? Como os poderes do Homem-Formiga dependem de um uniforme, ele é comparado com alguma frequência ao Homem de Ferro. A diferença entre os dois é explicada vagamente. Quanto mais souber sobre o cara da armadura, mais fácil entender a explicação.

 

Na verdade faltou uma explicação, mas ela está relacionada a uma das cenas pós-créditos de Homem-Formiga e não vamos tocar nesse ponto. Se pareceu confuso, é porque esse universo está cada vez mais incompreensível. A verdade é que Homem-Formiga não mergulha tão profundamente no restante do universo Marvel e por isso é até fácil de se manter atualizado. Espere por Capitão América 3 para ver o que é verdadeiramente complicado. Quanto ao filme do Homem-Formiga, a crítica entra no ar amanhã.

 

GERÔNIMOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Dica e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s