Cenas que amamos – Ir a Distância (Rocky: Um Lutador)

Picture-61

Rocky é um dos grandes filmes do cinema americano. Lançado na hora certa, refletiu o sentimento do país em meio a uma crise financeira que dividia a população. As pessoas se viram no lutador sem futuro que ganha uma chance na vida. Não de ser mais do que era, mas de provar para o mundo que ser pobre e da periferia não significava que ele era um vagabundo.

Para quem não conhece, Rocky trata da história de um lutador de boxe cuja carreira esportiva se resume a lutas menores. Nem mesmo os treinadores locais acham que ele tem futuro. Até o dia em que é selecionado para uma briga com o atual campeão dos pesos pesados.

Depois de lidar o filme inteiro com os problemas do amigo alcoólatra, a namorada com baixa autoestima e a preparação para a grande luta, ele vai para o estádio na véspera do evento. Ao ver que a organização errou a cor da bermuda dele em uma bandeira e o quanto ninguém se importa com ele, a ficha cai. Ninguém nunca esperou que aquilo fosse uma luta de verdade.

É quando ele volta pra casa, ao lado de sua Adrian, e solta este belo discurso. A câmera foca nele e na garota, mas fecha aos poucos no rosto de Rocky. O destaque é ele e a percepção do que o clímax do filme realmente significa. Não é a chance de se tornar conhecido ou campeão, mas de provar para o mundo que ele não é, nas palavras dele, “mais um vagabundo do bairro”.

Veja abaixo (em péssima qualidade porque é impossível encontrar a cena em boa definição no youtube).

ALLONS-YYYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s