Onde está? Rick Moranis

Rick_Moranis_PNG

No mesmo raciocínio de artistas que desapareceram das telas que de vez em quando voltam à memória, um dos que se encontra no topo da lista é o Rick Moranis. O eterno desengonçado adorável marcou a mente de muita gente durante as décadas de 1980 e 1990. Infelizmente, ele precisou dar uma pausa na carreira a partir de 1997 e só trabalhou em raras participações como dublador na televisão.

Hoje, com 62 anos, Moranis se encontra bem. Ele apareceu em diversas entrevistas nas quais recebe as mesmas perguntas: Por que ele parou de fazer cinema e por que não volta? A resposta é tão simples quanto triste: A esposa dele morreu de câncer de mama em 1991. Entre continuar a atuar e cuidar dos filhos sozinho, as coisas ficaram apertadas. Mais especificamente porque a carreira exige muitas viagens. Ele passou a ser “pai por tempo integral”, o que gerou o seguinte meme, que fez sucesso no começo do ano.

screen-shot-2015-02-06-at-5-02-10-pm-whatever-happened-to-rick-moranis-honey-i-love-my-kids-png-251869Perde esposa pro câncer. Deixa Hollywood pra criar os filhos.”

Para quem não faz ideia de quem é o Rick Moranis, ele ocupa um lugar especial nas memórias de todo mundo que era criança na década de 1990. Entre as participações em comédias mais adultas, fez parte do imaginário infantil entre diversos filmes feitos para os mais novos.

Em 1984, Moranis fez uma participação hilária em Caça-Fantasmas como o vizinho Louis Tully, que vira um cachorro demoníaco no final do filme. A comédia escrita, dirigida e estrelada por trupe saída do Saturday Night Live foi sucesso mundial, ainda é adorada ao redor do mundo e foi o filme que Moranis disse ter se divertido mais ao filmar. Tanto o é que voltou para a continuação em 1989 porque queria se divertir mais com os amigos de elenco e equipe. Inclusive, ele diz que voltaria para o terceiro filme se todo o elenco retornasse.

Participou de outras comédias icônicas e adultas. A sátira com o Darth Vader chamada Dark Helmet do filme S.O.S. – Tem um Louco a Solta no Espaço evoca um pouco do humor hilário do mestre Mel Brooks. Mas na parte infantil, brilhou como o cientista Wayne Szalinsky na trilogia Querida, Encolhi as Crianças. A aventura encantou os menores que queriam cavalgar formigas e abelhas com bons efeitos especiais.

tumblr_mvb4zm66uC1rhxd21o2_r1_400

Se manteve na cabeça da criançada com Os Flintstones: O Filme, onde interpretou Barney Huble, o personagem clássico dos desenhos animados. Em O Pequeno Grande Time, ele conquistava como um pai carinhoso, mesmo que incapaz de ser o talento que a filha pedia.

O ápice da carreira, porém, é o musical A Pequena Loja dos Horrores. Um dos grandes filmes do gênero brincava com filmes trash, mas sem perder a crítica social que aqueles filmes promoviam. Também é o trabalho que Moranis afirma ser o melhor do qual fez parte. Ainda fala sobre ele em entrevistas e explica a modificação no final.

Recentemente, Moranis voltou a ser notícia quando o diretor Peyton Reed disse que ele faria uma ponta em Homem-Formiga como homenagem a Querida, Encolhi as Crianças. Em entrevista, Reed disse que não o fez porque, se fosse para tirar o ator da aposentadoria, ele merecia mais destaque que uma parte pequena. Que a vontade de Reed se torne real, porque Moranis merece ser redescoberto.

tumblr_mx3xjur5XP1rhxd21o1_500

GERÔNIMOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Atores e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Onde está? Rick Moranis

  1. Eder Oelinton disse:

    Caramba, lembro dele do filme Caça fantasmas, muito hilário sua atuação, não tive a oportunidade de vê-lo nas outras produções aqui citadas, mas fiquei curioso com a postagem, obrigado por postar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s