O que aconteceu com Quarteto Fantástico?

IMG_9351.CR2

Qualquer um que viveu a última semana sabe, Quarteto Fantástico é um dos filmes de super-heróis mais odiados já feito. A raiva dos fãs foi tão grande que a crítica do blog, que não foi tão positiva, foi uma das mais favoráveis. Agora, com todas as discussões, muitas informações que já eram públicas chamaram a atenção. E talvez o diretor/roteirista Josh Trank não seja totalmente culpado pela baixa qualidade.

Já surgiram textos que explicavam como Trank é um babaca, que brigava com as pessoas no estúdio e chegou a destruir o camarim de alguém. Outros em que ele afirma que o filme ficou ruim (ele também não gosta) por conta da Fox. Ao somar isso com a noção óbvia para quem viu os trailers de que tem cenas que faltam, não é difícil perceber que Quarteto Fantástico não é o filme que iniciou as gravações.

Muitos críticos apontaram o mesmo elemento, as primeiras partes do filme funcionam bem como ficção-científica com elementos de body horror. Muitos outros simplesmente viram como filme chato. O que aponta os dois estilos que Quarteto Fantástico tenta ter e não consegue. Trank tentou fazer um filme sério e a Fox queria ganhar os fãs da Marvel com super-heróis e ação.

Dentre os comentários sobre as filmagens, muitos diziam que Trank se envolvia em brigas enormes nos sets. Os desentendimentos também estavam relacionados a refilmagens forçadas. Daí se nota que Quarteto Fantástico tem dois tipos de cenas. Algumas em que o filme condiz com o estilo criado até o meio e outras em que tenta ser mais divertido. Estas, em especial, podem ser notadas porque o cabelo loiro da Kate Mara deixa de ser colorido e passa a ser peruca.

O mais interessante disso é que grande parte desses momentos se dão no grande conflito final. Este conflito foi brutalmente criticado por alguns. Outros disseram que é o único momento em que o filme fica bom. Diversos críticos esperavam ver mais um filme de heróis da Marvel e outros apenas curtiram a ficção-científica de horror. Quem prestou atenção em termos de detalhes da trama e da direção de arte percebeu que o filme tem muitas semelhanças a obras como A Mosca do Cronenberg.

Como os críticos do Red Letter Media disseram no vídeo crítica deles sobre o filme, existe um problema ao tentar realizar isso com os personagens do Quarteto Fantástico. De forma bem simples, isso se dá porque os poderes deles são extrapolados e não fazem sentido. Quando o filme é sério, eles parecem fora de lugar apenas porque o material original é bobo.

Piora quando a Fox força o estilo Marvel no terceiro ato. Grande parte do desenvolvimento da trama é jogado fora, a luta não faz sentido e as novas falas que os atores são obrigados a dizer parecem escritas por crianças. A forma como eles se entendem como família parece episódio de desenhos infantis. Em uma cena, ele dizem para pessoas do exército “A gente não trabalha com vocês, queremos um laboratório para vivermos como família”.

É difícil dizer o que aconteceu especificamente durante as filmagens, mas Quarteto Fantástico não consegue ser o que ninguém queria. Nem um bom filme, como poderia ter sido se fosse apenas sério e sem estilo de heróis. Nem um filme divertido e colorido, como as encarnações anteriores dos heróis não foram ao tentar. O maior erro foi tentar ser duas coisas que não condizem.

 

ALLONS-YYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Discussão e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O que aconteceu com Quarteto Fantástico?

  1. Sílvia Souza disse:

    Desanimador!
    Irei assistir nesse final de semana, mas vou deixar minhas expectativas bem baixas.

  2. Pingback: Poder Sem Limites (Chronicle – 2012) | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s