Atividade Paranormal 5 – Dimensão Fantasma (Paranormal Activity: The Ghost Dimension – 2015)

ghost

Atividade Paranormal 5: Dimensão Fantasma, dirigido por Gregory Plotkin, é o encerramento da série. Para quem acompanhou o desenvolvimento desde o início, a atividade paranormal mostrada na franquia evolui e cresce à medida em que os filmes são lançados. E como encerramento, Dimensão Fantasma representa o ápice do uso de efeitos assustadores.

Ryan Fleege (Chris J. Murray) descobre uma caixa na casa nova, que guarda uma filmadora antiga e incomum e diversas fitas cassetes com vídeos dos antigos moradores. Quando começa a utilizar a filmadora, Ryan começa a perceber estranhas manifestações que parecem se deslocar pela casa e ao assistir os vídeos caseiros dos antigos inquilinos, Ryan dá início a uma sequência de eventos que coloca em risco sua família e possivelmente o mundo inteiro.

Novamente, o filme traz as irmãs Kate e Kristen à história, dessa vez elas aparecem nas antigas gravações que Ryan descobre na caixa, e através delas pode-se ter um vislumbre mais claro do que aconteceu no passado das duas.

la-et-mn-paranormal-activity-the-ghost-dimension-trailer-teases-the-end-20150624Família em perigo. Ryan e a filha Leila são observados pelos antigos moradores da casa.

Antes de adentrar no formato já cunhado pelos filmes, que apresenta as cenas através de câmeras de segurança espalhadas pela casa, Dimensão Fantasma faz uma grande introdução de como Ryan, a esposa Emily (Brittany Shaw), o irmão idiota Myke (Dan Gill) e a filha Leila (Ivy George) despertam Toby. Durante essa introdução, contudo, várias cenas são feitas através da câmera tirada da caixa, o que coloca o espectador no lugar das personagens. Como eles vêem e se movem é como o espectador vê e se move. Grande parte do terror de Dimensão Fantasma reside em transportar o público para dentro do filme através de uma perspectiva em primeira pessoa mais do que nos efeitos 3D, na minha opinião, sempre descartáveis.

Outra coisa a se observar em Dimensão Fantasma é que a família Fleege é de fato simpática e adorável. Todas as personagens, do pai Ryan ao irmão maconheiro são gostáveis e cada um parece se destacar por conta própria, ao contrário de outras personagens da franquia. Destaque para a atuação da pequena Ivy George, que consegue ser simpática e assustadora, e para Dan Gill, que transforma o clichê do tio irresponsável em uma papel forte.

the-ghost-dimension-4Ivy George. Assustadora e adorável.

Para trazer às claras a história de Katie, Kristen e Toby, o filme utiliza de uma sopa de ingredientes sobrenaturais que vão desde satanismo a portais que atravessam o tempo e espaço. Conforme a trama de desenrola, os sustos aumentam, o uso de efeitos especiais fica mais frequente e em certos momentos Dimensão Fantasma causa uma nostalgia de Twilight Zone (Além da Imaginação).

Se houve um pecado em Dimensão foi o excesso de elementos de terror e dos efeitos especiais para dar forma ao sobrenatural. Descaracterizam um pouco o formato da série, que cria o medo através da sugestão. Contudo, como dizem por aí, é melhor sobrar do que faltar.

O filme tem uma hora e 35 minutos de duração e, em certos momentos, ele parece ainda mais longo. Para quem é fã da franquia, contudo, não haverá grandes decepções. Pelo contrário, de momentos de suspense silencioso, revelações e quebras chocantes das leis da física até sequências de jump scare, Atividade Paranormal 5 encerra o reinado de terror com maestria e deixa todo mundo de boca aberta – e cabelo em pé.

Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Atividade Paranormal 5 – Dimensão Fantasma (Paranormal Activity: The Ghost Dimension – 2015)

  1. Fernando Assis disse:

    Sinceramente, não curto tanto filmes de terror hoje em dia, mas pelo comentário lido acima, fiquei curiosíssimo para conferir essa “dimensão paranormal”.

  2. Maria do Carmo Ducco disse:

    Excelente a crítica com detalhes que dá vontade de ver o filme, mesmo não apreciando este gênero. Parabéns Alexandra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s