Black Mass: a retomada de Johnny Depp (Aliança do Crime – 2015)

black-mass-depp-1280jpg-32cad0_1280w

James Bulger (Johnny Depp), conhecido como Whitey/Jimmy Bulger, é um criminoso dos Estados Unidos que entra na lista dos mais procurados do FBI, onde permanece por 12 anos. Ligado à máfia irlandesa, Whitey é líder da gangue Winter Hill, atuante em South Boston. Com uma sábia utilização de contatos, ele constrói um império de tráfico de drogas e armas, extorsão e jogos ilícitos.

Aliança do Crime (Black Mass, no título original) é inspirado no livro de não-ficção homônimo, escrito pelos jornalistas Gerard O’Neill e Dick Lehr. A obra retrata o mundo criminoso de Boston, com foco na ascensão da gangue Winter Hill, da máfia irlandesa, e do líder Whitey Bulger.

Para acompanhar Johnny Depp, o elenco também conta com Joel Edgerton (Exôdo: Deuses e Reis e O Grande Gatsby), Benedict Cumberbatch (Sherlock e O Hobbit), Dakota Johnson (Cinquenta Tons de Cinza), Kevin Bacon (Footloose) e Corey Stoll (House of Cards). A direção é de Scott Cooper (Coração Louco e Tudo por Justiça), acompanhada do roteiro de Mark Mallouk e Jez Butterworth.

O elenco é, sem dúvida, composto por excelentes e renomados atores. Porém, com personagens pouco explorados e participações escassas, como ocorre no caso de Billy Bulger (interpretado por Cumberbatch), irmão do personagem principal. O mesmo acontece com o agente do FBI Charles McGuire (Kevin Bacon).

black-massDepp com Edgerton. Acordo com a lei.

A história foca, principalmente, na relação de Bulger com o agente federal John Connolly (Edgerton). Ambos possuem a mesma origem, South Boston (Southie), e Whitey salva Connolly de uma briga que este teve com outras crianças na infância. Desde então, John adquire uma enorme admiração por Jimmy. Ele convence o criminoso a ser informante do FBI, com o argumento de que, assim, conseguiriam destruir a máfia italiana, inimiga da Winter Hill.

Devido a esse foco, personagens que são importantes para James Bulger não ganham muito destaque. Billy Bulger e Lindsey Cyr (Dakota Johnson), respectivamente irmão e esposa, se inserem nesse caso. A Cyr da vida real, com quem Whitey esteve por 12 anos e teve um filho, conta que ele costumava dizer que havia quatro pessoas por quem ele dobraria uma esquina: a mãe, ela, o filho e o irmão. E que eles o tornavam vulnerável. Nesse viés, nota-se a importância que os dois exemplos citados têm para Jimmy.

O irmão é Senador do estado de Massachusetts, além de um dos homens mais importantes da região. Já Lindsey tem um filho com Jimmy, Douglas, além de um relacionamento duradouro. Assim, a possibilidade de construção de personagens mais elaborados, de modo a ocorrer um maior aprofundamento nas histórias e personalidades dos dois coadjuvantes, é possível; porém, não é o que ocorre no filme.

dakotaParticipação de Dakota Johnson. Personagem com pouca profundidade.

Alguns pontos poderiam ter sido melhor aproveitados no enredo, como a ligação de Jimmy com o IRA (Exército Republicano Irlandês) e o relacionamento dele com Lindsey Cyr. O verdadeiro diferencial do filme está, principalmente, na transformação de Johnny Depp. O ator está quase irreconhecível de cabelos loiros e calvos, pele enrugada, olhos azuis e vestimentas típicas das décadas em que a película é situada.

A grande teia de corrupção, na qual a máfia está inserida, é destacada na história. Mafiosos, policiais e agentes federais fazem parte dela. Apesar de o filme se passar nas décadas de 70 a 90, o tema ainda é um assunto contemporâneo. No entanto, Aliança do Crime possui um roteiro que não tem tanto destaque, se comparado com diversos filmes que abordam o mesmo tipo de organização criminosa.

Um aspecto interessante é a abordagem pessoal que dão à Bulger. Ele, apesar de possuir algumas características violentas e sádicas (o criminoso mata até aliados que o desafiam), é uma pessoa querida por muitos devido ao carisma que tem. Essa virtude é um dos motivos de Jimmy conquistar tantos seguidores leais a ele. O amor que sente pela mãe, irmão e filho, principalmente, o fazem um homem mais sensível. Quando enfrenta obstáculos que atrapalham essas relações, ele se torna cada vez mais “frio”.

Apesar de apresentar uma trama relativamente fraca, o grande destaque de Aliança do Crime é a atuação de Johnny Depp como protagonista, especulada para o Oscar de Melhor Ator. Nela, o ator se livra dos trejeitos do capitão Jack Sparrow, personagem que interpreta na franquia Piratas do Caribe. Ele consegue sair da sua zona de conforto, e encarnar a pessoa de grande complexidade que é Whitey Bulger.

Sobre Deborah Novais

Eterna perdida nos próprios pensamentos e sonhos, que ainda acredita em um mundo melhor. Louca que escolheu o Jornalismo como forma de ganhar a vida, mas nutre por ele sentimentos conflitantes. O amor pelas diversas formas de arte a acompanha desde que se entende por gente. Não troca Netflix, cinema, shows e teatro por quase nada.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s