No Coração do Mar (In the Heart of the Sea – 2015)

20150916-file_602573_in-the-heart-of-the-sea-trailer-10162014-073506

Herman Melville vai ao encontro de Thomas Nickerson, para que este lhe conte a história da tragédia do navio baleeiro Essex. Ele quer usar o acontecimento de inspiração para a mais nova obra que produzirá: Moby Dick. Aí começa a narração de Nickerson sobre a trágica história vivida por ele e o resto da tripulação.

Inspirado na obra não-fictícia homônima de Nathaniel Philbrick, No Coração do Mar é dirigido por Ron Howard (O Código da Vinci), com roteiro de Charles Leavitt (O Sétimo Filho). Chris Hemsworth, Benjamin Walker, Tom Holland, Ben Whishaw, Cillian Murphy, Frank Dillane e Brendan Gleeson fazem parte do vasto elenco.

O navio baleeiro Essex, da cidade de Nantucket (Massachusetts), parte em uma nova expedição, em 1819, com o objetivo de encher dois mil barris com óleo de baleia. O inexperiente capitão George Pollard (Walker) está no comando, e tem Owen Chase (Hemsworth) como primeiro oficial. Juntamente a eles, estão: o segundo oficial Mathew Joy (Murphy); Owen Coffin (Dillane), primo do capitão; o jovem Thomas Nickerson (Holland); e uma tripulação formada por homens experientes e novatos.

In-the-Heart-of-the-Sea-Ben-Whishaw-WallpapersBen Whishaw interpreta o autor do clássico.

A história da expedição aparece à medida em que Thomas discorre sobre ela para o escritor Melville. Já um homem mais velho, o ex-membro do Essex claramente possui traumas relacionados ao que aconteceu no incidente que resultou na destruição do navio. Tem dificuldades em contar sobre o acontecimento, e tenta desistir algumas vezes.

Chase almeja assumir o posto de capitão, que lhe foi prometido, e tem desavenças com Pollard. Os dois possuem posturas arrogantes e querem a todo custo atingir a meta, ou até mesmo superá-la. Mesmo quando não conseguem encontrar muitas baleias para extrair óleo, insistem em procurar em outros lugares, independentemente das consequências. A persistência domina os comandantes da expedição.

Quando o navio é atacado por uma enorme baleia branca, os tripulantes terminam à deriva e tem de se dividir entre os pequenos barcos que estavam no Essex. A história acompanha a jornada desses homens em busca de terra e sobrevivência.

HgCpBChris Hemsworth. Pose de herói.

No Coração do Mar mostra o que o ser humano é capaz de fazer, quando a própria vida está em jogo; até que ponto ele deve deixar o complexo de Deus para trás e assumir que não está no controle de tudo. Em busca pela sobrevivência, os tripulantes se deparam com diversas situações. O filme aborda de forma interessante a questão da consciência perante situações de risco.

Com belas paisagens, entre os oceanos Atlântico e Pacífico, a produção possui filmagens bem-feitas, como as que aparecem no momento em que a baleia está pronta para dar o bote. Surgem imagens vistas de dentro do mar, que acompanham o percurso do mamífero até o navio. O enredo é envolvente e deixa o público ansioso pelo resgate da tripulação do Essex.

O novo filme de Ron Howard é uma boa surpresa. A tecnologia 3D é bem utilizada por ele e não chega a incomodar. Moby Dick, lançado em 1850, tornou-se um clássico da literatura de ficção. Conhecer uma das histórias por trás da inspiração do autor, Herman Melville, é de grande acréscimo aos amantes do livro e curiosos.

Sobre Deborah Novais

Eterna perdida nos próprios pensamentos e sonhos, que ainda acredita em um mundo melhor. Louca que escolheu o Jornalismo como forma de ganhar a vida, mas nutre por ele sentimentos conflitantes. O amor pelas diversas formas de arte a acompanha desde que se entende por gente. Não troca Netflix, cinema, shows e teatro por quase nada.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s