Cenas que amamos – Morte à impressora (Como Enlouquecer seu Chefe)

preliminar

Como Enlouquecer seu Chefe é uma das pérolas do humor da década de 1990. Começou como um curta de animação que virou uma série de três episódios animados no humorístico Saturday Night Live. Quase oito anos depois da criação do material original, ganhou os cinemas na forma desta comédia. Infelizmente não fez sucesso comercial, mas virou um clássico cult ao ganhar adoração no mercado de vídeo.

A cena da impressora, diga-se de passagem, é a mais famosa da produção. Figura em inúmeras listas de cenas mais engraçadas do cinema, já ganhou diversas releituras amadoras e na própria cultura popular. Até o desenho Uma Família da Pesada já fez uma versão da cena.

O problema de colocá-la aqui como dica é a falta de contextualização. Mesmo com a descrição do que acontece no filme até o início da cena, a recomendação é que o leitor que nunca assistiu à comédia ou à cena veja a produção antes. Ela se encontra na Netflix e é curta, com menos de uma hora e meia.

Para quem não tem paciência, basta saber que Como Enlouquecer seu Chefe é uma sátira à vida de escritório. Na trama, o trio de trabalhadores de uma empresa formado por Peter Gibbons (Ron Livingston), Michael Bolton (David Herman) e Samir Nagheenanajar (Ajay Naidu) descobre acidentalmente que dois deles serão demitidos antes da exoneração. Estressados com os abusos do trabalho, resolvem se vingar da companhia com um golpe financeiro.

No rumo da catarse de vingança, aproveitam para se vingar do material que mais os irritava no escritório: a impressora defeituosa. Até este ponto do filme, os três aparecem em cenas variadas com tentativas falhas de fazer com que a máquina apenas imprima o que mandaram para ela. O ódio é fácil de ser compreendido pelo espectador. Quem nunca se frustrou com problemas de impressora? Se hoje ainda é comum, em 1999, ano do filme, era ainda mais estressante, com o início dos computadores pessoais e o uso dessas tecnologias em ambientes de trabalho.

A cena, encaixada em momento chave do filme, é o ápice da alegria do trio. Filmada em altura baixa com ângulos tortos, se assemelha a cenas de videoclipes de rap. Tanto que é fácil encontrar memes da cena com piadas com o termo gangsta. Seja como for, assista esta pérola abaixo.

GERÔNIMOOOOOOOOO…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s