Cenas que amamos – Eu espero (Um Sonho de Liberdade)

Zihuatanejo.jpg

No ano em que foi lançado, Um Sonho de Liberdade não fez sucesso. Apenas na premiação do Oscar no outro ano é que o público o descobriu quando ganhou sete indicações. A versão em VHS que chegou nas locadoras logo em seguida se tornou um recorde de sucesso. Apenas porque se trata de uma obra de linguagem clássica, mas extremamente complexa nos sentimentos que apresenta de maneira tão simples e econômica.

Foi a revelação do maior adaptador do Stephen King para os cinemas, Frank Darabont. A história supostamente trata de um homem inocente que vai preso por vinte anos, mas o filme é, na verdade, sobre o Red, vivido pelo Morgan Freeman. Basta pensar atenção. Andy Dusfresne é a causa pela qual todos os eventos da trama ocorrem, mas é Red quem se transforma e vivencia a presença dele. Red é o homem que se torna cada vez mais velho e já perdeu a esperança há décadas. Ele mesmo diz: a falta de esperança é o que permite a ele sobreviver ao encarceramento.

SPOILER DE UM FILME DE VINTE ANOS!!!!!

Que beleza chegar ao final do filme e descobrir junto com ele a esperança novamente. Red sai da prisão para o maior pesadelo que carregava consigo. Estar livre e incapaz de participar da sociedade livremente. Nada mais do que um ex-presidiário. Isso porque não há mais esperança para alguém que já havia gasto a vida em uma área de pedra cercada. Até descobrir onde está o amigo que fugiu.

O voice-over usado de maneira linda por Darabont com a extraordinária voz de Freeman diz de forma simples e clara: “Eu espero conseguir cruzar a fronteira. Eu espero ver meu amigo e apertar a mão dele. Eu espero que o Pacífico seja tão azul quanto era em meus sonhos. Eu espero”.

Tome a cena abaixo. Infelizmente em baixa qualidade.

ALLONS-YYYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s