Cenas que amamos – Um Número por Pedro Sanchez (Napoleon Dynamite)

Napoleon dança

A década de 2000 de vez em quando presenteava as pessoas com sucessos independentes surpresas. Foi o que aconteceu com Juno e Pequena Miss Sunshine. Mas ainda antes desses dois, houve Napoleon Dynamite. Infelizmente, a comédia sobre pequenas tragédias pessoais nunca chegou aos cinemas daqui. Foi lançado diretamente em DVD. Mas já é considerado um clássico cult.

No meio dessa pérola, a famosa cena em que Napoleon dança é, talvez, a coisa mais emblemática. Não apenas pela piada daquele cara desengonçado que se remexe na frente de centenas de pessoas. O gesto de Napoleon é quase um sacrifício pessoal. Sem querer, se torna uma catarse. Não só porque ele é bem sucedido, mas porque é um resquício de vitória para aquelas pessoas que correspondem ao triste estereótipo americano do loser.

Para contextualizar: Napoleon é um garoto estranho, desajeitado, magrelo, encurvado, com óculos enormes e um problema de respiração que o faz ficar com a boca aberta o tempo inteiro. Ao redor dele, um microcosmo de pessoas estranhas que não se adequam vivem constantemente com pequenas derrotas rotineiras. Napoleon faz um curso de dança, mas nunca revela o que tem aprendido porque tem certeza que é mais uma razão para passar ridículo.

Quando o amigo descendente de mexicanos se candidata para ser o presidente do grêmio escolar, cai em uma armadilha. Depois dos discursos de cada candidato era para haver uma apresentação, mas nenhum deles recebeu essa informação. Diante da possibilidade de ver o amigo sofrer mais humilhações, Napoleon aceita um pequeno sacrifício que apenas revela a verdadeira grandeza do personagem.

O resultado final é recebido com êxtase pelo espectador. Porque todos se identificam com quem perde constantemente e mesmo as vitórias ínfimas podem ser gloriosas. Veja a cena.

ALLONS-YYYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s