Cenas que amamos – Perseguição do Caminhão (Caçadores da Arca Perdida)

Indiana Jones arrastado por um caminhão.jpg

Existe um vício delicioso na vida atualmente. Ele se chama Uncharted. O quarto capítulo da franquia de aventura dos videogames foi lançado e ativou o espírito de aventura pulp. Nessa vibração, nada melhor que enaltecer a melhor e maior de todas: Indiana Jones. E por que não lembrar justamente de uma das cenas de ação mais impressionantes da franquia até hoje? A perseguição do caminhão com a arca da aliança.

A proeza era tão complicada e perigosa, que o chefe da equipe de dublês foi o responsável por fazê-la. Você vê aquela imagem acima, do Indiana Jones arrastado por um caminhão agarrado em uma corda? Tudo naquela tomada é real. Na época em que Caçadores da Arca Perdida foi filmado, não haviam efeitos especiais para substituir cenários, colocar pessoas digitais na pista ou qualquer coisa do tipo. Literalmente tem um cara arrastado por um caminhão com uma corda.

Não é apenas uma grande proeza de um dublê. É também o trabalho de um excelente diretor. A trilogia Indiana Jones é uma aula de filmagem. Basta prestar atenção em como Steven Spielberg escolhe os planos para explicar a ação em termos visuais. Nesta cena de oito minutos, cada enquadramento tem uma função para a emoção e a aventura. Jones está atrás da arca na caçamba do caminhão no meio de um comboio nazista. Ele só tem um cavalo.

Quando ele aparece no meio do comboio, Spielberg dá close para vilões nos carros da frente e de trás para criar noção de espaço dos personagens dentro do comboio. Primeiro Indy precisa tomar o controle do caminhão, depois se livrar dos inúmeros nazistas ao redor em motos, carros e até dentro do caminhão. Quando acha que está livre, um último entra pela janela e o pendura para fora. O herói precisa se salvar dos pneus para tentar retomar a arca da aliança.

É um esquema de cenas de ação que Spielberg e George Lucas (produtor e idealizador do Indiana Jones) seguem à risca. Coloque o personagem em perigo. Toda vez que ele está prestes a escapar, o perigo aumenta em escala. Esta cena exemplifica perfeitamente a fórmula. Indy acha que tomou o caminhão, então precisa derrubar carros e pessoas. Acha que está livre, então é jogado para fora e precisa se salvar das rodas.

Veja a cena abaixo. Preste atenção aos planos, aos cortes e a como cada um tem uma importância para a compreensão do que acontece.

ALLONS-YYYYYYYYYY…

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s