Como Eu Era Antes de Você (Me Before You – 2014)

arte de fã do filme

Louisa (Lou) é uma mulher na faixa final dos 20 anos que trabalha há seis deles como atendente de um café para ajudar no sustento da família. A vida dela muda quando é demitida e tem de ir à procura de um novo emprego. Após problemas em diversas vagas que a agência de empregos conseguiu, surge uma oportunidade de trabalhar como cuidadora de deficiente. O cliente é Will, pertencente a uma família de grande fortuna e renome, que ficou tetraplégico após ser atropelado por uma motocicleta.

Como Eu Era Antes de Você é um drama romântico baseado na obra homônima de Jojo Moyes, que também é responsável pelo roteiro. Já na direção, está Thea Sharrock. Nos papéis dos protagonistas estão Emilia Clarke (Game of Thrones) e Sam Claflin (Jogos Vorazes). Os pais de Will, Camilla e Stephen Traynor, são interpretados por Janet McTeer e Charles Dance, respectivamente. Matthew Lewis, bastante conhecido pelo papel de Neville Longbottom (Harry Potter), também está no elenco do filme, como o namorado de Lou.

emilia intimidada pelo patrão Lou e o trabalho intimidador.

O longa-metragem faz parte da crescente onda de filmes que mistura amor e morte. Nesse caso, ainda há uma discussão sobre a eutanásia. Will Traynor outrora foi um homem bem-sucedido e aventureiro, praticante assíduo de esportes radicais, mas o acidente destrói esse lado. Agora, o espectador é apresentado a um homem infeliz, ranzinza e sarcástico, que passa por diversas dores e tem um desejo de morrer. A mãe dele contrata Lou na esperança de que isso mude.

Louisa é uma mulher sem muitas ambições, que há anos namora com Patrick, e aparenta não ter certeza de que o ama. Ela é excêntrica, fascinada por moda e utiliza combinações não típicas de roupas com várias cores. A cuidadora inicialmente se mostra uma personagem “bobinha” que se preocupa demasiadamente em ajudar os outros. Porém, com o decorrer do filme, percebe-se uma Lou mais profunda. Com o seguimento do clichê “os opostos se atraem”, Lou e Will, com o tempo, se interessam um pelo outro.

Daenerys no colo do carinha do Jogos Vorazes Cena romântica.

O personagem de Matthew Lewis, Patrick, é a personificação do homem atlético e narcisista contemporâneo. Ele é um personal trainer viciado em exercícios e competições, que aparece na tela quase sempre suado, normalmente enquanto corre ou após ter corrido. Traços de machismo são evidentes em falas e atitudes do personagem. Namora com Lou, mas parece importar muito mais com o próprio umbigo.

Como Eu Era Antes de Você tem um bom equilíbrio entre cenas que provocam gargalhadas e lágrimas. Nem todas as partes humorísticas convencem, mas muitas alcançam o propósito. Os protagonistas possuem interessantes perfis psicológicos. O filme apresenta bonitas cenas românticas, como quando o casal dança, com Lou sentada no colo de Will, enquanto ele roda a cadeira. Lindas paisagens podem ser vistas no longa-metragem. Um grande destaque é o figurino de Louisa, interpretada de forma encantadora por Emilia Clarke. Algumas lições tentam ser passadas, mas talvez a principal seja a de que nem sempre o amor é capaz de superar tudo.

Sobre Deborah Novais

Eterna perdida nos próprios pensamentos e sonhos, que ainda acredita em um mundo melhor. Louca que escolheu o Jornalismo como forma de ganhar a vida, mas nutre por ele sentimentos conflitantes. O amor pelas diversas formas de arte a acompanha desde que se entende por gente. Não troca Netflix, cinema, shows e teatro por quase nada.
Esse post foi publicado em Filmes e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Como Eu Era Antes de Você (Me Before You – 2014)

  1. Pingback: Filmes ruins de 2016 | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s