Cenas que amamos – NÃO! (Planeta dos Macacos: A Origem)

na%cc%83o

Eis uma jovem cena clássica. Há cinco anos, a franquia Planeta dos Macacos, uma das maiores e mais lucrativas da Fox, voltou para os cinemas no sexto filme lançado depois do original, de 1968. A releitura rendeu uma graninha e uma continuação ainda melhor, mas a grande cena ficou aqui.

Para quem nunca assistiu, é preciso dar o contexto. A trama da releitura da franquia envolve um chimpanzé nascido de uma cobaia de laboratórios, chamado Ceasar. O que resultou em uma inteligência superior à da espécie e em olhos de cor azul. Ele é criado com carinho por uma família até acidentalmente ferir um vizinho e ser levado para o cativeiro.

Diante do novo e cruel tratamento, ele descobre a fórmula usada na mãe para deixar os iguais também inteligentes. A tensão cresce à medida em que a rebelião dos primatas é planejada contra o chefe do cativeiro, vivido por Tom Felton. O primeiro ato de revolta gerou uma cena extraordinária.

A começar porque existe algo raro em Planeta dos Macacos: A Origem. Poucos filmes conseguem fazer com que o espectador torça pelos personagens que não são humanos. A inversão dá a pista de um roteiro inteligente e bem escrito, e a cena em si eleva o suspense ao máximo até parecer que vai terminar com uma referência ao filme original.

“Tire suas malditas patas de mim, seu macaco sujo”, diz Felton. O que gera uma empolgação por parte dos fãs. O diretor Rupert Wyatt deixa a cena em silêncio por cinco segundos enquanto Ceasar se ergue e fica ereto. Então a surpresa, que deixou o dono do site estarrecido no cinema quando viu o filme pela primeira vez, ocorre.

Se nunca assistiu à produção, a recomendação é que a veja antes. Seja como for, veja ou reveja uma das melhores cenas dos últimos cinco anos:

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s