Cenas que amamos – Culpada (Disque M para Matar)

grace-kelly-olha-para-a-camera-num-fundo-roxo

Décadas atrás, Hitchcock não era um diretor bem quisto nos Estados Unidos. Pelo menos, não pela crítica. O público lotava as salas de cinema para ver os novos suspenses dele, que misturavam estilos de linguagem ousados com histórias rápidas, cuja intenção principal era divertir enquanto abordava os desesperos e obsessões humanas.

Num dos melhores filmes dele, Disque M para Matar, o diretor ambienta toda a trama em um apartamento, no qual o rico ex-tenista Tony Wendice (Ray Milland) descobre que a esposa o trai e articula um plano para acabar com a vida dela e ficar com a herança. A trama dá errado e Tony precisa pensar em uma saída de última hora para escapar da prisão.

Tudo acontece no apartamento. Desde o acordo com o assassino até o ato em si e, por fim, as investigações posteriores. O único momento que se passa fora do cenário é uma rápida sequência que mostra todo o julgamento de Margot, a esposa. Para fazer isso, Hitchcock apenas mostra o rosto de Grace Kelly, intérprete da personagem, enquanto ela recebe as idas e vindas dos caso.

Ao invés de usar cenários de tribunais, centenas de figurantes, cortes e cenas alongadas, o diretor filmou a passagem de semanas em um único take de pouquíssimos minutos. As cores e as fontes de luzes indicam as mudanças de quem a acusa e dos sentimentos dela. A intenção desses recursos é mostrar como todo o processo foi confuso para a personagem.

Assista à cena abaixo:

 

 

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s