Cenas que Amamos – Cessar fogo! (Filhos da Esperança)

Clive Owen e mãe com bebê na destruição.jpeg

Dez anos atrás, logo depois de dirigir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Alfonso Cuarón já era um diretor renomado quando assumiu o comando de uma produção de ficção científica que tomou os cinemas de súbito. A expectativa foi alta, e o resultado como muitos esperavam foi uma pérola. Anos depois, ele repetiu a proeza com Gravidade. Uma trama com contexto científico que funciona como narrativa bem contada e cujos temas são, na verdade, a humanidade.

O trailer desse Filhos da Esperança era embasbacante na época. Apresentava um futuro no qual a humanidade se tornou estéril e o homem mais novo morreu aos 17 anos. Em vista de um extermínio próximo, o personagem do Clive Owen é chamado para ajudar uma garota a atravessar o país. Quando a imagem dela grávida apareceu, era difícil não ficar chocado.

Isso se dá por diversos motivos, como a extraordinária ambientação construída por Cuarón, que passa a desolação da noção da falta de futuro tão bem que, até no trailer, a reviravolta choca. O fato é que a sinopse deixa bem claro qual o tema do filme, esperança.

Este filme é maravilhoso, tanto é que essa é a segunda cena dele que faz parte dessa coluna. Esta, em especial, se destaca por representar exatamente a discussão da produção. Um jorro de esperança é capaz de pausar até o mais forte ódio. Não é preciso descrever muito. Apenas assista a este pequeno momento mágico de um grande filme.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s