Filmes ruins de 2016

coringa diz não.gif

Alguns anos do cinema são, em retrospectiva, difíceis de acreditar. Com muitas expectativas dos fãs e de vários cinéfilos, 2016 prometia grandes encontros de arrasa-quarteirões com bons dramas “artísticos”. A primeira metade dessa promessa não foi cumprida. Entre espetáculos de efeitos especiais vazios de conteúdo e supostos conflitos de super-heróis claramente inspirados em política, a lista dos filmes ruins do ano foi difícil de reunir.

A retrospectiva tradicional do Aquela Velha Onda passa por uma mudança. Com a participação de tantos colaboradores, as opiniões usadas para os filmes selecionados serão mais variadas. Os filmes da lista abaixo foram decididos com base em médias. Cada colaborador selecionou as 10 produções que menos gostaram em 2016 e lhes deu uma nota.

Calculada a média, estes são os 10 filmes que a equipe do Aquela Velha Onda menos gostou no ano que acabou. Para terem entrado, eles precisavam ter sido vistos pelo menos por um colaborador do site e ter passado nos cinemas brasileiros do dia 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2016.

Eis os piores filmes do ano (e os colaboradores que votaram neles):

Independence Day: O Ressurgimento (Maria Júlia Salloum e Ana Luiza Medeiros) torre de Seul jogada em Londres

Independence Day foi um sucesso estúpido muito reconhecido da década de 1990 por ser tão divertido. Retomar a brincadeira vinte anos depois com o público-alvo mais velho, sem um roteiro que trabalhe bem os personagens é apenas uma péssima ideia.

Alice Através do Espelho (MJS e ALM) poster de Alice.jpeg

Depois do sucesso do original, o fracasso deste Alice foi uma surpresa. Se muita gente torceu o nariz para as distorções do Tim Burton no primeiro filme, agora ainda mais quiseram deixar passar a produção por conta da vida pessoal de Johnny Depp este ano. Pro bem ou pro mal, deixou uma impressão ruim na Maria Julia e na Ana Luiza, que também detestaram o Independence Day: O Ressurgimento.

Warcraft: O Encontro de Dois Mundos (Vinícius Brandão e ALM) grifo voa para cidade

Alardeado como a primeira adaptação boa de videogame para cinema, Warcraft parece um sonho de uma criança que não é capaz de compreender o que faz com que personagens sejam simpáticos ou com que narrativas sejam coerentes. Por isso o Vinícius e a Ana Luiza o colocaram na lista.

Capitão América: Guerra Civil (Alexandra Kalogeras e MJS) homem de ferro e capitão américa brigam.jpeg

Houve discordância quanto a este filme, mas aqueles que gostam não foram capazes de contestar contra o argumento de que todos os defeitos de roteiro do outro confronto de super-heróis se encontram nestes. Além do que, a Alexandra não gosta dos filmes da Marvel.

Como Eu Era Antes de Você (VB e Diana Tavares) arte de fã do filme

Como Eu Era Antes de Você incomoda como romances fracos que passam constantemente na TV aberta. O sucesso de um livro como material original e a polêmica sobre a situação do protagonista não distrai de um longa chato, com más interpretações e drama forçado. O Vinícius e a Diana acharam apenas chato.

Caça-Fantasmas (VB e MJS) posters das atrizes juntos

A suposta reinvenção de ícones masculinos de uma geração ultrapassada para mulheres modernas falha terrivelmente em diversos aspectos. Desde o humor forçado, passa pela péssima direção e montagem e finaliza com as quatro protagonistas sem personalidade que mais irritam que despertam empatia. O Vinícius, em especial, o odiou, mas a Maria Julia também deu votos para aumentar a colocação negativa.

Batman vs. Superman: Origem da Justiça (VB, MJS e ALM) bvs-video-capa

Batman vs. Superman é tão ruim que nem para rir dos péssimos defeitos ele não funciona. Duas horas e meia de duração de diálogos longos e pouca ação incomodaram o Vinícius, a Maria Julia e a Ana Luiza.

A Lenda de Tarzan (MJS, Deborah Novais e DT) Tarzan com os gorilas

A Lenda de Tarzan é, surpreendentemente, o primeiro filme do diretor David Yates lançado em 2016 e só soma críticas negativa. O outro, Animais Fantásticos e Onde Habitam, foi muito bem recebido. É o que acontece quando se usa um personagem velho e ultrapassado para audiências atuais.

X-men: Apocalipse (VB, AK, MJS, ALM e DT) Apocalipse pratica Shaekespeare

Este entrou quase como uma surpresa na lista. Enquanto todos discutiam os filmes que mais detestaram, pouco se falou de X-men. Quando todos entregaram, foi quase unanimidade. X-men: Apocalipse é tão ruim que até quem não gostou dele já o esqueceu.

Esquadrão Suicida (Todo mundo) Elenco completo

A grande unanimidade. Não só constou na lista de todo mundo, como ficou com nota alta para todos. Esquadrão Suicida não é apenas ruim, mas também foi uma decepção. Cópia sem personalidade de filmes melhores, foi apenas uma grande perda de tempo para quem o viu.

 

Como várias das discussões não foram unânimes, é possível que alguns desses apareçam nas outras listas das próximas semanas.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Discussão e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s