Fora do Cinema – This Is Us (2016)

this-is-us-2

Para os viciados que, assim como eu, estão sempre à procura de uma nova série para acompanhar, This is Us – da  emissora americana NBC – é uma ótima pedida. O programa estreou em setembro de 2016 e já conquistou não só o público, mas também a crítica. Já são dez episódios transmitidos, e o 11º vai ao ar nesta terça-feira, 10 de janeiro.

A trama gira em torno de quatro pessoas que nasceram no mesmo dia: Jack e os filhos Randall, Kate e Kevin. A esposa de Jack, Rebecca, também é bastante retratada na série. O público acompanha a história dos personagens em diferentes períodos do tempo – normalmente em 1980 (ano de nascimento dos filhos), 1988 e 2016.

this-is-us-5

Rebecca e Jack Pearson: casal à espera de trigêmeos.

This Is Us foi criada por Dan Fogelman, roteirista de Amor a Toda Prova. O elenco é composto por ótimos atores: Mandy Moore (Um Amor para Recordar e Minha Mãe Quer que Eu Case), Milo Ventimiglia (Gilmore Girls e Heroes), Chrissy Metz (American Horror Story), Sterling K. Brown (American Crime Story), Justin Hartley (Smallville e Revenge), Chris Sullivan (The Knick), Susan Kelechi Watson (Blacklist) e Ron Cephas Jones (Mr. Robot e Luke Cage)

A série expõe temas de extrema relevância, como racismo, obesidade, adoção e homossexualidade. Ao mesmo tempo, trata sobre como a criação dos pais pode afetar a vida dos filhos e como as escolhas devem ser feitas com cuidado. De bônus, o espectador ainda acompanha o fortalecimento de amores duradouros e a aparição de novos romances.

this-is-us-4

A montagem alterna entre diferentes períodos de tempo, de modo não linear.

O público acompanha a envolvente trajetória conjunta e individual de cada personagem. Kevin e a luta para provar que é um ator de qualidade e que merece mais que um papel que o subestime; Kate e 0 constante empenho e desespero em perder peso; Randall e a tentativa de enfrentar as próprias origens e ter de lidar com mentiras do passado; Jack e Rebecca empenhados em serem bons pais e manter a família unida; e os diversos problemas fraternais.

Diferentemente de vários seriados, é possível se envolver logo no primeiro episódio. O piloto de This is Us é ótimo. A forma como a montagem foi realizada, de modo a conectar tudo no fim, é fantástica. Na série, os temas são tratados tanto de modo cômico quanto dramático, mas sem precisar apelar para o excesso.

this-is-us-5

Irmãos Pearson: distintos momentos de vida e trajetórias.

É provável que um sentimento de catarse atinja quem assiste à série.  É difícil não se identificar com algum dos assuntos tratados, que já foram enfrentados por muitas pessoas – como perda, problemas de autoestima, decepção, perdão e autoaceitação.

This Is Us se encaixa em um padrão de série que estava fora do mercado há um tempo. Consegue tratar os assuntos com um quê de sensibilidade encantador. Com boas atuações, risadas e lágrimas podem ser esperadas por quem for assisti-la. E uma vantagem: como foram transmitidos somente 10 episódios da primeira temporada, de um total de 18, ainda dá para ficar em dia com o seriado.

Sobre Deborah Novais

Eterna perdida nos próprios pensamentos e sonhos, que ainda acredita em um mundo melhor. Louca que escolheu o Jornalismo como forma de ganhar a vida, mas nutre por ele sentimentos conflitantes. O amor pelas diversas formas de arte a acompanha desde que se entende por gente. Não troca Netflix, cinema, shows e teatro por quase nada.
Esse post foi publicado em Série e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s