1001 Filmes #26 – O Fantasma da Ópera (1925)

fantasma-no-baile-de-mascara

O Fantasma da Ópera é um desses casos interessantes de obra original que ficou mas famoso como musical. O livro de horror de Gaston Leroux ganhou o teatro musical e, na adaptação, ganhou contornos mais complexos e interessantes. Justamente por isso, esta versão, considerada a mais fiel à literária, parece vazia em relação ao que veio depois.

Nas catacumbas de Paris, antes da revolução industrial, o fantasma da Ópera assombra o teatro da cidade. Enquanto isso, uma das bailarinas menos famosas da casa, Christine Daae, começa a despontar como uma potência na arte do canto. Ela acredita ser ensinada por um anjo, que exige que ela se dedique apenas a ser uma cantora, e que abdique do relacionamento com o magnata Raoul de Chagny.

Com base no livro original, o fantasma nada mais é que um homem monstruoso e assustador que quer escravizar o amor de Christine. E o filme é isso, um filme de monstro. Um dos clássicos da Universal da década de 1920, com trama e conceito fracos.

o-fantasma-com-o-rosto-cadaverico

No entanto, ainda impressiona pelo nível da produção. Os cenários são detalhados e grandiosos, cheios com figurantes. Surgem cenas antológicas como o baile de máscaras, filmado em technicolor de duas cores. O visual é estonteante e a presença do Fantasma, vivido pelo melodramático Lon Chaney, é marcante.

As cores vibrantes e o estilo fazem com que uma assistida rápida valha a pena, mas certamente não se trata de uma das melhores versões da história, que ganhou contornos mais ricos mais tarde. Veja abaixo.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 1001 Filmes #26 – O Fantasma da Ópera (1925)

  1. Pingback: 1001 Filmes #33 – O Monstro do Circo | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s