Cenas que amamos – Jonesy (Alien: O Oitavo Passageiro)

close em rosto de gato

O sétimo filme com o nome Alien no título da franquia do monstro extraterrestre xenomorfo chegou aos cinemas, na semana passada. Se a série se perdeu mais de uma vez ao tentar ser um drama de prisão, uma ação com humor constrangedor, um encontro com outros monstros e… bem, Prometheus, o original se mantém eternamente como um dos grandes clássicos do horror de ficção-científica.

Graças ao sucesso de Star Wars, em 1977, esse pequeno filme conseguiu orçamento da Fox para ser feito. Apenas por ser uma história no espaço. Com apenas um filme no currículo, o inglês Ridley Scott se meteu a fazer uma produção de horror em uma nave espacial, com poucos personagens, ambientes claustrofóbicos e um ser asqueroso que está além da capacidade humana de destruição.

Hoje os filmes da franquia mostram a bocarra cheia de dentes do monstrengo em posters, trailers e em todo o material de marketing. O bichão virou o astro da série, mas em 1979, parte da graça era ver pouco dele. Nessa cena que amamos, ele apareceu pela primeira vez em forma completa, grande, escondido nas sombras e sanguinolento.

E quem melhor para testemunhar a monstruosidade pela primeira vez que o gato Jonesy, um dos dois sobreviventes do elenco do filme. A espécie é ótima para criar ambientação sinistra, e é o que Scott fez aqui. Abre os planos para mostrar a visão da vítima da vez e só revela o bicharoco no último momento, como acontece com o pobre coitado à procura do animal de estimação.

O filme e o ser entraram para a história do cinema, e essa cena também. Veja abaixo:

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s