Cenas que amamos – Perseguição ao trem (Operação França)

perseguição de carro

As décadas de 1960 e 1970 foram importantíssimas para a história do cinema. Entre a revolução de linguagem que vinha da França e da Itália com a Nouvelle Vague (que dá nome para este site) e o Neorrealismo, o Ocidente aprendeu a mudar a estética clássica de Hollywood. Um dos diretores mais influentes dessa tendência foi o esquecido William Friedkin, que comandou esta memorável sequência de ação.

O detetive Jimmy “Popeye” Doyle (Gene Hackman) segue um traficante de Nova Iorque até um carro de metrô. Quando não consegue entrar no trem, ele corre até o carro e persegue o veículo por baixo dos trilhos, em meio ao trânsito caótico da cidade. Enquanto Popeye tenta desesperadamente desviar dos carros sem perder o bandido de vista, o perseguido busca fazer com que o vagão siga mais rápido para despistar o policial.

Não tem muito mais que isso. A beleza aqui é ver uma grande cena de ação quando não havia computação gráfica e as câmeras eram trambolhos gigantes. Friedkin coloca o instrumento na frente de carros e coloca dublês para entrar no caminho com outros veículos.

Cada batida parece real, assim como as consequências delas. O resultado é uma sequência ainda reconhecida como uma das melhores perseguições de carro da história do cinema. Inspirou coisas como a trilogia Bourne e chega a parecer uma novidade diante da estreia do novo Transformers.

Veja abaixo. Ela começa em um dos vídeos e termina no outro.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s