1001 Filmes #34 – Outubro

Lenin em praça pública

Outubro talvez seja a obra mais singular do diretor clássico Sergei Eisenstein. Artista em meio à União Soviética, ele foi o fundador mais importante do movimento Cinema Revolucionário Soviético, que tinha base principalmente na montagem complexa e rica em analogias.

Depois dos ótimos A Greve e Encouraçado Potenkim, Eisenstein ganhou reconhecimento internacional, o que rendeu a ele a honra de fazer um filme sobre a revolução soviética de 1917 no aniversário de dez anos do evento. Com dinheiro de sobra, ele encheu as ruas do país de figurantes e recriou cenas grandiosas, como a derrubada de uma estátua gigante ou um massacre em uma ponte.

O que este tem de diferente do resto da obra de Eisenstein é que trata-se do primeiro filme dele com protagonistas e antagonistas. Antes, a massa era quem conduzia as produções. Mas a história já se tornou famosa: o diretor perdeu aos poucos a vontade de fazer filmes sobre a revolução quando ele recebeu orientações por parte de Lenin. Uma das quais, colocar protagonistas nas produções.

cavalo morto pendurado de ponte

Cena espantosa do cavalo em massacre em ponte.

Este também recebeu críticas na época por ter uma trama muito confusa, o que se mantém verdade até hoje. A sessão de menos de duas horas é difícil de passar porque os eventos são complexos demais. Especialmente com a montagem elaborada de Eisenstein. Em momentos ela beira a panfletagem fácil, em outros o que acontece na cena não faz sentido se o espectador não prestar atenção no que os cortes representam.

Enfim, talvez seja um dos mais difíceis de ver na lista dos 1001 filmes até o momento. Se quiser o desafio, assista abaixo.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s