Cenas que amamos – O menino estava morto (Conta Comigo)

o grupo caminha pelos trilhos de trem

Poucos filmes inspirados na obra de Stephen King são mais emblemáticos que este Conta Comigo. Rob Reiner, o diretor, lançou duas das melhores adaptações de livros e contos do autor, sendo que a outro foi o perturbador Louca Obsessão. Aqui, ele fez o ótimo trabalho de retratar o abandono da infância do garoto Gordie Lachance (Will Weaton, muito antes de ficar famoso como um dos inimigos do Sheldon em The Big Bang Theory).

Após um grupo de quatro amigos descobrirem que um menino local morreu atropelado pelo trem que passa pela cidade, eles seguem os trilhos para tentar ser os primeiros a encontrar o corpo. Nas trocas entre eles durante a jornada, os medos íntimos são compartilhados e cada um, ao seu jeito, compreende porque devem deixar a inocência da infância para trás.

Entre inúmeros momentos icônicos da produção, o mais importante é aquele em que o grupo finalmente encontra o corpo do menino. Reiner, inteligente, encontra um motivo plausível para manter a linguagem de King no filme em voice-over. Isso porque a história é contada por Gordie mais velho enquanto ele visita o túmulo de alguém.

A voz do ótimo Richard Dreyfuss narra o excelente texto: “O trem arremessou Ray fora dos trilhos assim como tirou a vida do corpo dele. O menino não estava doente. O menino não estava dormindo. O menino estava morto”. E simples assim, diante da morte, Gordie parece lamentar algo que deixa para traz. Talvez mais do que o falecimento de um conhecido.

Vale a pena ter esse contato com o poder da linguagem de King antes que A Torre Negra estreie nos cinemas nesta quinta-feira. Veja a cena abaixo.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Cenas que amamos – O menino estava morto (Conta Comigo)

  1. Pingback: It: A Coisa (It, 2017) | Aquela velha onda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s