1001 Filmes #39 – Docas de Nova Iorque

Bill e Mae no quarto.jpg

À princípio, este Docas de Nova Iorque incomoda muito por se assemelhar demais de tramas típicas de contos de fada. Ainda mais por se tratar de um filme de 1928. É por isso que a produção de Joseph von Sternberg é tão eficiente. A expectativa é quebrada pelos questionamentos dos personagens e pelas dúvidas das intenções de cada um.

É fácil esperar algo como uma comédia romântica da história do foguista de navio Bill Roberts (George Bancroft) e da pedinte suicida Mae (Betty Compson) na zona portuária de Nova Iorque. Em uma parada de um dia da embarcação em que trabalha, o brutamontes protagonista salva a mocinha das águas da cidade e promete dar para ela uma nova razão para viver se ela o acompanhar.

Durante a primeira metade, que se passa durante a noite em que se conhecem, todos os outros personagens em cena tentam alertar os dois de que o romance é uma ilusão tola. Ela é avisada que ele vai abandoná-la no dia seguinte. Ao mesmo tempo que ele escuta constantemente que ela não vale nada e é um desperdício de tempo para ele.

Bill como fogueiro

Foguista Bill pode ter segundas intenções sobre Mae.

Seriam fofocas vazias se fosse de fato um romance comum, mas a intenção de Sternberg é levantar essas questões de verdade. Porque Bill talvez só tenha proposto a aventura para ter uma chance de sexo casual, da mesma forma que Mae pode querer apenas uma fonte de renda.

Cinismo é a palavra de ordem aqui. E é justamente o que faz com que seja tão relevante ainda hoje, quando as pessoas parecem precisar das ilusões de romances para sentir segurança em um mundo de desilusões. Veja abaixo.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s