1001 Filmes #42 – Marinheiro de Encomenda

bill jr mostra corda para namorada.jpg

Filmes do Buster Keaton, protagonista e um dos diretores desta produção, são relativamente repetitivos. O mesmo tema e o estilo de humor são sempre reutilizados. O que faz com que cada produção seja única é a originalidade com que ele muda os mesmos elementos e os torna novos.

Aqui, a fórmula de um homem jovem e mirrado que é julgado inadequado para algum tipo de tarefa ou condição social é representado por Bill Jr. (Keaton), um filho de um capitão de barco que volta para uma cidade do interior para conhecer o pai, Bill (Ernest Torrence), pela primeira vez. O pai o considera “afeminado”, e tenta podar o jeito dele. A relação fica ainda pior quando ele descobre que a namorada, Kitty (Marion Byron), é filha do concorrente do pai.

O que já revela outra repetição na trama: conflito romântico semelhante ao de Romeu e Julieta. No caso de Keaton, é nesses filmes que ele mais acerta, porque ele se permite brincar e zombar do preconceito e da diferença. Sem esquecer que ele mesmo já foi preconceituoso em outras obras com clichês diferentes.

STEAMBOAT BILL JR.

Cena clássica repetida através dos anos.

Essa é a beleza de Marinheiro de Encomenda, que também pode ser chamado de Capitão Bill Jr. no Brasil. Desde o começo, Keaton tira humor do que é considerado “másculo”, o que é maravilhosamente moderno para 1928.

Além disso, há a extraordinária sequência em que um furacão arrasa a cidade nos últimos quinze minutos. Bill Jr. apresenta, então, toda a habilidade física de Keaton, que faz algumas das cenas mais impressionantes da carreira. Inclusive, este filme tem a clássica manobra em que ele atravessa pela janela a fachada de um prédio destruído. O momento já foi homenageado à exaustão por fãs do ator/diretor, como Jackie Chan, Wes Anderson e até o grupo Jackass.

Um dos melhores de Keaton, veja abaixo.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s