1001 Filme #43 – Tempestade Sobre a Ásia

mongol herói

O Cinema Revolucionário Soviético gerou as pérolas mais famosas como O Encouraçado Potenkim e Um Homem com uma Câmera, mas tem outras obras-primas que ficam ofuscadas em um movimento. Este Tempestade Sobre a Ásia é uma surpresa em termos de história ao mudar o foco da revolução russa para os vizinhos mongóis.

Um jovem vendedor de pele da Mongólia se envolve em um conflito com os capitalistas da Rússia antes da revolução e, nos problemas que desenvolvem, é descoberto que ele é um herdeiro direto do conquistador Gengis Khan. O que o transforma em uma peça chave no jogo político entre os ingleses, os russos e os mongóis.

Trata-se de uma epopeia que funcionaria muito bem na era de ouro de Hollywood, à moda de Ben-Hur. Mas feito na estética do movimento Revolucionário Soviético, com direito a sobreposições de imagens que dão significado à história e cortes frenéticos. Em um filme mudo, imagens de tambores indicam a noção de uma marcha durante uma perseguição.

Por mais que a história seja interessante e o filme bem feito, Tempestade Sobre a Ásia é uma obra da época em que foi realizada. Ele é muito lento. Apenas para que o herói sem nome saia de casa para substituir o pai, a trama leva 12 minutos de pessoas em uma casa conversando.

Não é fácil de assistir, mas vale a pena. Veja abaixo.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s