1001 Filmes #50 – Alma no Lodo

Rico com Joe

“Quanto mais alto se voa, maior é o tombo” cita Rico “Little Caesar” (Edward G. Robinson), protagonista deste filme que estabeleceu a estética de filmes de gangster em plena depressão após a crise de 1929. A frase usada para falar sobre a derrocada dos inimigos dele, também serve de analogia para a população que perdeu tudo com a crise econômica, mas também para o próprio personagem.

Ele é um criminoso pequeno que se muda para Chicago para crescer na máfia local. Junto, ele arrasta o amigo Joe (Douglas Fairbanks Jr.), que gostaria de ser um artista. Enquanto um cresce como gangster, o outro se torna um dançarino famoso. A busca pelo “sonho americano”, porém, envolve mais do que apenas êxito.

É o custo dos caminhos que marcam a jornada de Rico. Ele fica tão psicótico com a ideia de se tornar alguém importante e respeitado, que não mede consequências para crescer. O que faz com que ele se torne o predador da sociedade que quer comandar. História que ganha força quando se nota reflexos dela em coisas como O Poderoso Chefão e Scarface.

Uma das belezas deste filme de 1931 é a direção de Mervyn LeRoy, que já usa enquadramentos muito interessantes para contar a história. Desde uma câmera que sobe sobre uma roleta para ambientar um cassino, até a cena em que Rico se olho em um espelho enquanto um dos capangas o elogia. Ele é quase uma escultura a ser observada na tela, filmada de baixo para cima. LeRoy apresenta um dinamismo que deixa os enxutos 79 minutos ainda mais rápidos.

Para assistir no youtube, é preciso pagar um aluguel de quatro reais. Veja abaixo.

 

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em 1001 filmes e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s