Cenas que amamos – Banana Boat (Os Fantasmas se Divertem)

ruiva dança na mesa

Quem cresceu ou viveu nos anos 1990 conheceu (e provavelmente se apaixonou) por Os Fantasmas se Divertem, um dos melhores filmes do diretor Tim Burton. E eis que o divertidíssimo clássico completou 30 anos na semana passada. Para comemorar, por que não lembrar de uma das cenas mais icônicas? Quem não não se recorda da dança para a música Day-O, de Harry Belafonte?

Na trama, o casal Adam e Barbara (Alec Baldwin e Geena Davis) morre e se vê preso como fantasmas na casa em que vivia. Mas uma família liderada por um casal incômodo compra a residência, e eles precisam dar um jeito de assustá-los. Lá pelas tantas, depois de muitas confusões com um fantasma “bio-exorcista” chamado Beetlejuice (Michael Keaton, em interpretação também icônica), eles descobrem como assombrar o local sem colocar ninguém em perigo.

Surge esta cena memorável, em que eles forçam os vivos a dançar ao redor da mesa de jantar. Qualquer conhecedor da estética do diretor vai reconhecer o estilo. O azul e o verde nos fundos contornam objetos retorcidos e tortos que enfeitam (mais para enfeiam) a casa. Até o cabelo da “vilã” Delia (a sempre excelente Catherine O’Hara) tem detalhes distorcidos, ou a roupa tem desenho pontiagudo.

É um mundo fantástico, o que faz com que a dança surreal não pareça fora de lugar. E o jeito como Burton corta dos ângulos abertos para as reações dos personagens reforça a fantasia. O que se vê é uma cena bem filmada, bem atuada (alguns dos participantes passam do medo para a aceitação e até a curtir o momento), bem montada e, acima de tudo, divertidíssima.

Veja abaixo em alta qualidade de imagem.

E com bom áudio.

Sobre Vina

Publicitário frustrado, editor, cinegrafista, assistente e sonhador. Cinema é algo que não se entende completamente. Sempre se estuda.
Esse post foi publicado em Cenas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s